Sábado, 27 Abril 2024

Quem tem um pet em casa já deve estar acostumado a vê-lo sempre por perto. Não importa a atividade, ele vai estar ali, do seu lado, ou muito próximo. Nos cães, esse comportamento pode ser mais visível, afinal, eles gostam muito da companhia de seus donos.

Se você tem um olhar mais atento, deve ter notado que seu companheiro de quatro patas te segue até no banheiro. Por que eles fazem isso? Entenda mais sobre esse comportamento e saiba se há motivos para se preocupar.

Proteção de um dos seus

Assim como você se preocupa com os cuidados pets e está sempre de olho no seu bichinho, ele também cuida de você. Principalmente os cães, que consideram seus donos como parte de sua matilha.

Para eles, o momento de fazer as necessidades é quando se encontram mais vulneráveis, então, buscam a companhia dos seus para se proteger. Por mais que vivam em uma casa, eles ainda carregam a sensação e acham importante ficar de prontidão para ajudar você que, na visão dele, está exposto aos perigos.

Vínculo afetivo

O fato do seu cão ou gato gostar de você também é motivo para te acompanhar no banheiro. Aqui ele pode estar preocupado com o seu momento de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que quer ficar por perto e aproveitar um pouco ao seu lado. Seguir o tutor pela casa é uma questão de companheirismo e fidelidade.

A diferença em relação ao primeiro motivo é observada na forma de agir. Se seu pet estiver te protegendo, se manterá alerta o tempo todo, sentado e com as orelhas atentas. Agora, se ele só busca companhia, vai deitar aos seus pés e ficar ali até você deixar o cômodo, às vezes chega até a dormir.

Hiperapego

O terceiro motivo para essa companhia insistente é o hiperapego, e aqui os donos têm motivos para se preocupar. Essa situação acontece quando o cão ou gato se recusa a ficar sozinho, mesmo que por poucos minutos, sofre com a ansiedade da separação e se apavora com esse distanciamento.

Se você fechar a porta do banheiro e não deixá-lo entrar, vai lidar com miados, arranhados, uivos e choros desesperados. Aqui será preciso trabalhar esse hiperapego para o pet entender que não será abandonado, mas que vocês precisam de algum tempo separados.

Como mudar o comportamento

Alguns donos não se sentem à vontade com esse insistente companheiro o acompanhando em um momento tão íntimo. Por mais que seu cão ou gato não sejam hiperapegados, vale tentar mudar esse comportamento e incentivá-lo a ficar em outro canto da casa enquanto você usa o banheiro.

O primeiro passo, principalmente no caso dos gatos, é não montar o banheiro deles no mesmo cômodo. Se possível, deixe a areia do pet na lavanderia, por exemplo. Depois, traga distrações que mantenham o peludo ocupado. Tanto cães quanto gatos são apaixonados por brinquedos.

Por último, vale ensinar comandos desde quando eles são pequenos. “Fique”, por exemplo, vai incentivá-lo a não te seguir. Agora, se o pet já lida com a ansiedade da separação, o trabalho é um pouco mais longo.

O ideal é começar aos poucos, ausentando-se por alguns minutos e deixando que ele volte a ficar por perto. O cão ou o gato se comportou e não destruiu as coisas ou chorou? Dê uma recompensa. Conforme ele for se adaptando, vá aumentando o tempo longe.

No caso do banheiro, ensine comandos como “não”, além do “fica”. Você pode deixar uma fresta da porta aberta, para que ele veja que você continua ali e não desapareceu magicamente. Siga a mesma ideia da recompensa caso ele cumpra com o que você pediu.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome