Aprender programação pode ser desafiador, especialmente porque existem muitas linguagens de programação diferentes e cada uma delas tem seus próprios conceitos e sintaxes.
No entanto, existem alguns conceitos básicos que são comuns a todas as linguagens de programação.
Dominar esses conceitos pode ajudá-lo a entender melhor a lógica por trás da programação e facilitar o aprendizado de novas linguagens e de códigos de programação.
Neste artigo, apresentaremos 26 conceitos básicos de programação que são essenciais para iniciantes e programadores experientes.
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O que significa programar?
O conceito de programação é o processo de escrever códigos ou instruções que um computador ou outro dispositivo eletrônico pode entender e executar. É uma maneira de dizer ao computador exatamente o que fazer e como fazê-lo.
Os programas são escritos em linguagens de programação específicas, que variam de acordo com a tarefa ou aplicação. Os programadores utilizam essas linguagens para criar software, aplicativos e outras soluções tecnológicas.
A programação é uma habilidade valiosa e cada vez mais importante em diversas áreas, desde a indústria de tecnologia até a medicina e finanças.
O quê são códigos de programação?
Afinal, o que são códigos? Códigos de programação são sequências de instruções escritas em linguagens específicas que os computadores podem entender e executar.
Os códigos de programação são usados para criar programas de software, aplicativos, jogos e outras soluções tecnológicas. Cada linguagem de programação tem sua própria sintaxe e regras específicas, e o código deve ser escrito com precisão para que o computador execute a tarefa desejada.
Os códigos de programação podem ser escritos por programadores iniciantes ou experientes e são a base da programação e do desenvolvimento de software.
Onde escrever códigos de programação?
Os códigos de programação podem ser escritos em diferentes ambientes, dependendo da finalidade e da linguagem de programação utilizada.
Existem editores de texto simples, como o Bloco de Notas do Windows ou o TextEdit do Mac, que podem ser usados para escrever códigos simples em várias linguagens de programação.
Existem também ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs), como o Visual Studio Code, o PyCharm e o Eclipse, que são mais avançados e oferecem recursos extras, como depuração de código, sugestões de código e integração com outras ferramentas de desenvolvimento.
Além disso, existem ferramentas on-line, como o CodePen e o JSFiddle, que permitem aos programadores compartilhar e testar códigos em um ambiente on-line.
Como escrever códigos de programação?
As formas de escrever códigos de programação variam de acordo com a linguagem de programação utilizada.
No entanto, existem algumas similaridades entre as linguagens e algumas convenções comuns de codificação. Por exemplo, a maioria das linguagens de programação usa pontos e vírgulas para separar instruções individuais e chaves para delimitar blocos de código.
Além disso, a maioria das linguagens de programação usa variáveis para armazenar valores e permite que os programadores usem estruturas condicionais, como if/else, para controlar o fluxo de execução do código.
Independentemente da linguagem, é importante entender os conceitos básicos de programação que são comuns a todas as linguagens, como a lógica de programação e a estruturação do código.
26 Termos Básicos de Programação
Os termos básicos e os conceitos de programação são fundamentais que são comuns a todas as linguagens de programação.
Eles incluem coisas como variáveis, loops, condicionais, funções e classes. Variáveis são usadas para armazenar valores em um programa, enquanto loops permitem que um trecho de código seja executado várias vezes.
Condicionais, como if/else, permitem que o programa tome decisões com base em certas condições. Funções permitem que o programador agrupe instruções em um bloco de código que pode ser chamado várias vezes, enquanto as classes permitem que o programador organize o código em objetos.
É importante entender esses termos básicos de programação para poder escrever códigos de qualidade em qualquer linguagem de programação.
1 - Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência lógica de instruções que descreve a solução de um problema ou tarefa. Os algoritmos são usados em programação para descrever a lógica por trás de um programa e para resolver problemas.
Eles são compostos por uma série de passos que são executados em uma ordem específica para alcançar um objetivo específico.
Um algoritmo pode ser escrito em várias linguagens de programação, mas o conceito é independente da linguagem e é amplamente utilizado em ciência da computação e outras disciplinas técnicas.
2 - Linguagem
Em programação, uma linguagem é um conjunto de regras sintáticas e semânticas que são usadas para escrever códigos de programação.
As linguagens de programação são usadas para criar softwares, aplicativos e outros sistemas de computador. Existem várias linguagens de programação, bem como códigos de programação, e cada uma com suas próprias regras e características.
As linguagens de programação podem ser de baixo nível, como Assembly, ou de alto nível, como Python ou Java.
3 - Código
Em programação, um código é uma sequência de instruções escritas em uma linguagem de programação específica para criar um software ou aplicativo.
Os códigos são compostos de variáveis, funções, classes e outros elementos da linguagem de programação usada. O código é escrito pelos programadores e é traduzido para linguagem de máquina pelo compilador para que o computador possa executá-lo.
O código é fundamental para a criação de qualquer programa ou aplicativo e é a base para a resolução de problemas em ciência da computação e outras disciplinas técnicas.
4 - Código Fonte
O código fonte é a forma legível pelo humano do código de programação, geralmente escrito em uma linguagem de programação específica.
É a versão original do código que é escrita pelos programadores e é editável e modificável.
O código fonte é geralmente armazenado em arquivos de texto simples e é usado como entrada para o processo de compilação, que traduz o código para a linguagem de máquina para que o computador possa executá-lo
5 - Código de Máquina
O código de máquina é a linguagem de programação que é compreendida diretamente pelo hardware do computador.
É um conjunto de instruções que são codificadas em formato binário, que consiste em sequências de 0s e 1s.
O código de máquina é gerado a partir do processo de compilação do código fonte e é executado diretamente pelo processador do computador.
6 - Código Binário
O código binário é a representação da linguagem de máquina por meio de uma sequência de 0s e 1s. Cada número binário de 0 ou 1 representa um bit, a menor unidade de armazenamento de dados em um computador.
O código binário é o único formato que o processador do computador pode compreender diretamente, e é a linguagem na qual todos os programas e instruções de processamento são gravados e executados.
7 - Bug
Bug é um termo utilizado para se referir a um erro ou falha no código de programação. Esses erros podem ocorrer por uma variedade de razões, como uma sintaxe incorreta, lógica inadequada ou problemas de hardware.
Os bugs podem causar uma ampla gama de problemas, desde falhas menores até falhas críticas do sistema, como travamentos ou perda de dados.
8 - Refatoração
Refatoração é o processo de reestruturar o código de um programa de computador, a fim de melhorar sua qualidade, desempenho, legibilidade e facilidade de manutenção.
Isso é feito sem alterar a funcionalidade do programa em si.
O objetivo da refatoração é melhorar a eficiência e a confiabilidade do código, permitindo que os programadores compreendam melhor a lógica do programa, encontrem e corrijam erros com mais facilidade e realizem futuras alterações de maneira mais rápida e segura.
9 - Frameworks
Frameworks são conjuntos de bibliotecas, ferramentas e padrões de programação que fornecem uma estrutura para desenvolver aplicativos de software.
Eles oferecem uma base sólida e consistente para construir aplicativos, acelerando o processo de desenvolvimento e garantindo que o software seja mais fácil de manter, modificar e expandir.
10 - Queries
Queries são comandos ou instruções utilizados em bancos de dados para acessar, modificar e gerenciar informações.
Elas permitem que os usuários façam perguntas específicas aos bancos de dados, recuperando dados relevantes e organizando-os de maneira eficiente.
As queries são usadas em uma ampla variedade de aplicativos, desde gerenciamento de estoque e de clientes até análise de dados e geração de relatórios.
11 - Backdoor
Backdoor é uma forma de acesso oculta a um sistema de computador, software ou rede que permite que usuários autorizados possam acessá-lo sem serem detectados.
Esses acessos são normalmente criados por programadores ou administradores de sistemas com o objetivo de facilitar a manutenção do sistema ou realizar tarefas administrativas de forma mais eficiente.
12 - Backup
Backup é uma cópia de segurança de dados e informações importantes que são armazenados em um sistema de computador, rede ou servidor.
Essa cópia de segurança é usada para restaurar os dados em caso de perda ou corrupção de arquivos, como resultado de falhas de hardware, ataques de malware ou erros humanos.
13 - Bit
Bit é a menor unidade de informação utilizada em sistemas de computador e redes de comunicação. É a abreviação de "Binary Digit" (dígito binário), e representa um valor binário de 0 ou 1.
Os bits são usados para representar dados digitais, como caracteres, imagens, sons e vídeo, e são combinados em grupos maiores, como bytes, para formar informações mais complexas.
14 - Console
Console, em programação, é um ambiente de linha de comando usado para interagir com um programa ou sistema operacional. O console é usado para executar comandos e instruções, depurar programas e exibir mensagens de erro e status.
O console pode ser acessado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux, e também pode ser usado em navegadores da web para depuração de aplicativos da web.
15 - Paradigma de programação
Paradigma de programação é um modelo ou estilo de programação que define a maneira como um programa é escrito e estruturado.
Existem vários paradigmas de programação, incluindo programação imperativa, programação orientada a objetos, programação funcional, programação lógica, entre outros.
Cada paradigma tem suas próprias regras e abordagens para resolver problemas de programação.
16 - Iteração
Iteração é um conceito fundamental em programação que se refere à repetição de uma série de instruções até que uma condição específica seja atendida.
Em outras palavras, é um processo que executa um conjunto de instruções várias vezes até que uma condição de término seja atendida.
As instruções dentro da iteração podem ser repetidas um número fixo de vezes, ou até que uma determinada condição seja alcançada.
17 - Classe
Em programação orientada a objetos, uma classe é um modelo ou esboço para criar objetos que compartilham atributos e comportamentos comuns.
Ela descreve as propriedades e métodos que um objeto específico criado a partir dessa classe terá. As classes permitem a reutilização de código e a organização eficiente de programas complexos.
18 - Instância
Em programação orientada a objetos, uma instância é um objeto que é criado a partir de uma classe específica.
Cada instância tem seus próprios valores exclusivos para as propriedades definidas na classe e pode executar seus próprios métodos. Por exemplo, uma classe de carro pode ter propriedades como modelo, ano e cor. Uma instância específica desse carro pode ter um modelo "Civic", ano "2019" e cor "preto".
As instâncias permitem a criação de objetos que compartilham um comportamento comum, mas que têm valores diferentes para suas propriedades. As instâncias são um conceito fundamental em muitas linguagens de programação orientadas a objetos, como Java, C++ e Python.
19 - Objeto
Em programação orientada a objetos, um objeto é uma instância específica de uma classe que tem seu próprio conjunto de valores exclusivos para as propriedades definidas na classe e pode executar seus próprios métodos.
Um objeto é uma entidade que pode ser manipulada dentro do programa e é criado a partir de uma classe que define suas propriedades e métodos.
20 - Herança
Herança em programação orientada a objetos é um conceito que permite criar uma nova classe a partir de uma classe existente, herdando todas as suas propriedades e métodos.
A classe original é chamada de classe base ou superclasse, enquanto a nova classe é chamada de classe derivada ou subclasse.
A herança é uma maneira de reutilizar o código existente, economizando tempo e esforço na programação.
21 - Polimorfismo
Polimorfismo é um conceito de programação orientada a objetos que permite que objetos de diferentes classes sejam tratados de maneira uniforme, como se fossem do mesmo tipo.
Isso significa que um objeto pode ser usado de várias formas diferentes, dependendo do contexto em que é chamado.
O polimorfismo é alcançado através do uso de herança e interfaces, permitindo que as classes derivadas usem métodos e propriedades de suas classes pai.
22 - Membro de Classe
O termo "Membro de Classe" refere-se às variáveis e funções que pertencem a uma classe e podem ser acessadas por seus objetos. Esses membros podem ser estáticos ou dinâmicos, dependendo de como foram definidos.
Os membros estáticos pertencem à classe e não aos objetos criados a partir dela, e são acessíveis sem a necessidade de criar um objeto. Já os membros dinâmicos são acessíveis somente através de um objeto.
23 - Propriedade
Uma propriedade em programação é uma característica ou atributo de um objeto ou estrutura de dados. Em outras palavras, é uma variável associada a um objeto que pode armazenar valores e ser usada para definir o estado do objeto.
As propriedades são geralmente definidas na declaração de uma classe e podem ser acessadas e modificadas pelos métodos da classe ou diretamente pelo código externo que utiliza a classe.
24 - SuperClasse
Superclasse é uma classe que é usada como base para criar outras classes. Essas outras classes, chamadas de subclasses, herdam características e comportamentos da superclasse.
A ideia da superclasse é evitar que haja repetição de código, permitindo que as subclasses reutilizem o código e adicionem suas próprias características.
25 - SubClasse
Subclasse é uma classe que herda propriedades e comportamentos de uma superclasse. Também pode ser chamada de classe filha ou classe derivada.
A subclasse pode adicionar novas propriedades e métodos à sua definição, além de herdar os que já existem na superclasse.
26 - Classe-Pai
"Classe-pai" é um termo comumente usado para se referir à classe base em um relacionamento de herança em programação orientada a objetos. A classe-pai é aquela da qual uma classe derivada herda atributos e métodos.
Ela também é chamada de superclasse ou classe base.
Em geral, a classe-pai é uma classe mais genérica que representa um conceito mais amplo, enquanto as classes filhas são mais específicas e herdam ou estendem a funcionalidade da classe-pai.
Conclusão
Neste artigo, apresentamos uma lista de 26 conceitos básicos de programação, que abrange desde algoritmos até subclasse.
É importante lembrar que a escolha da linguagem de programação pode influenciar na utilização de alguns desses termos. Por isso, é essencial escolher bem a linguagem com a qual você irá trabalhar.
Além disso, é preciso lembrar que o processo de aprendizado de programação pode ser acelerado com a prática, a utilização de boas ferramentas e a busca por conhecimento.
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