O social media é um profissional muito importante nos dias atuais, em que as redes sociais fazem toda a diferença para o sucesso de qualquer negócio.
Esse profissional tem a missão de realizar diversos papéis, de modo a construir uma boa reputação para uma marca, gerando credibilidade e mais vendas para ela.
O número de pessoas que veem nessa profissão uma ótima oportunidade para atuar e ganhar um bom dinheiro trabalhando pela internet só cresce.
Os Social Media são responsáveis por cuidar das redes sociais de uma marca, gerenciar parcerias e criar postagens, e conhecer os principais papéis é essencial para você que deseja entrar nesse mercado.
Fique no artigo até o final para saber tudo a respeito dessa profissão.
Papéis de um social media: O que esses profissionais fazem?
A primeira coisa sobre a qual será tratada aqui no texto diz respeito aos papéis que um social media exerce em sua profissão.
Conhecer quais são as responsabilidades desse profissional é algo importante para você que pensa em adentrar nesse mercado.
Por meio desse conhecimento, é possível saber se suas habilidades, conhecimentos e desejos realmente são compatíveis com a profissão.
A partir de agora, portanto, você vai aprender quais são as funções principais que esse profissional deve exercer em seu dia a dia.
Acompanhe!
Fazer o planejamento e o calendário de postagens
O planejamento é algo muito importante para o social media e uma das funções principais que ele precisa exercer em seu trabalho, para garantir resultados positivos.
Quando um profissional responsável por cuidar das redes sociais de um cliente não cria um cronograma de postagens, então ele corre o risco de não conseguir atender adequadamente às necessidades de quem o contrata.
Com um cronograma, é possível planejar de forma antecipada quais foram os conteúdos já criados e quais são aqueles que precisam ser produzidos para as redes sociais dos clientes.
No entanto, hoje em dia você tem diversos packs com muitas ideias que podem te auxiliam na criação de conteúdos para redes sociais.
Um bom exemplo disso são os Stories Viciantes que te dá centenas de ideias prontas e mini roteiros para publicação no feed e nos stories do Instagram.
Você vai ter o que postar o ano inteiro, isso mesmo, 365 dias de ideias de conteúdos diversificados e totalmente estratégicos para atingir seus objetivos de negócio!
Basta clicar aqui para garantir seus Stories Viciantes!
A antecipação dessas ações permite que o social media saiba exatamente o que e quando precisará produzir e compartilhar um determinado conteúdo, evitando perder o prazo ou fazê-lo de qualquer forma, sem qualidade.
O cliente não irá querer que nas suas redes sociais sejam publicados conteúdos sem nenhuma qualidade e que não tenham a ver com o que ele trata em seus negócios.
Portanto, a primeira ação que esse profissional deve ter, sempre que fechar com um novo cliente, é fazer o planejamento e o cronograma de conteúdos das redes sociais.
O planejamento deve ter informações importantes a respeito do cliente e da marca que está sendo divulgada, como o público-alvo dela, os assuntos que precisam ser abordados, quem são os concorrentes, entre outros.
No planejamento, o profissional das redes sociais deve providenciar a criação de uma identidade visual para a marca, estabelecer como será feito o diálogo com o público que segue a empresa e outros pontos cruciais antes de ir à prática.
Fazer a produção de conteúdos
Um outro papel do social media, complementar ao mostrado anteriormente, é fazer a produção de conteúdo para o cliente.
A produção de conteúdo feita por esse profissional envolve tanto aquela institucional quanto a promocional, sendo um trabalho completo.
Para atuar nessa profissão é necessário ter muita criatividade, algo essencial para a produção de qualquer tipo de conteúdo, além de conhecer bem a respeito de designs e de formatos de conteúdo que ajudem a engajar.
Afinal, de nada adianta você criar conteúdos incríveis, mas que não trazem engajamento dos seguidores pelo fato de que o design não é atrativo, ou porque o formato usado não está de acordo com o que o público tem interesse.
O social media, dentro desse papel, ainda pode atuar otimizando conteúdos, ou seja, fazendo a adaptação deles para que os mesmos possam vir a ser vistos de uma forma mais positiva por quem irá consumi-los.
É o caso, por exemplo, de diminuir a quantidade de texto utilizado na descrição/legenda de uma publicação, permitindo que ele seja visualizado melhor e mais facilmente por um celular.
Realizar o monitoramento de forma diária
Um social media tem, como um dos papéis a exercer em sua profissão, que fazer o monitoramento diário daquilo que ele publica e faz nas redes sociais dos seus clientes.
Afinal, não adianta muito fazer um planejamento enorme e publicar conteúdos de alta qualidade sem fazer a medição para saber qual foi o retorno que eles trouxeram.
Sem o monitoramento, o profissional não poderá saber, por exemplo, qual é o tipo de conteúdo que está obtendo sucesso junto aos seguidores e quais são aqueles que estão tendo retornos negativos, sendo preciso mudá-los.
O trabalho de monitorar é que fará com que um social media possa realmente ter em mãos e poder analisar todas as informações para verificar onde encontram-se as oportunidades de mercado e as fraquezas da empresa.
Esse papel é muito importante para garantir que o próprio trabalho do profissional será feito corretamente e para que sejam realizadas ações que ajudem a reparar os erros que forem cometidos.
Existem alguns programas que ajudam o profissional que atua nessa área a conseguirem gerenciar melhor as redes sociais, justamente pelo fato de entregarem as métricas principais de maneira mais clara.
Elaborar os relatórios das redes sociais
O papel de elaboração dos relatórios está diretamente relacionado com o tópico anterior, ou seja, com o monitoramento que deve ser feito das publicações de conteúdos e das redes sociais, como um todo, dos clientes.
O social media sempre trabalha com números, como em qualquer outra profissão, e eles são obtidos através do uso da criação e da análise dos relatórios.
Um ponto importante é que esse profissional estabeleça um período dentro do qual ele vai elaborar esses relatórios, em geral no início ou no final de cada mês.
Nos relatórios gerados, deverão existir diversas métricas que permitirão entender se o que está sendo feito dentro das redes sociais do cliente está ou não gerando bons resultados, como o planejado.
É o caso de verificar o alcance e as impressões das publicações, o engajamento dos seguidores com curtidas, comentários, compartilhamentos e envio de mensagens. Comprar seguidores pode também ser uma boa para melhorar essas métricas de engajamento.
Os relatórios também devem conter os dados referentes ao perfil do público da empresa, como gênero, faixa etária e localização.
Mais do que apenas ter os números em mãos, é importante realizar uma análise de forma qualitativa, para que esse profissional possa se preparar para atuar da maneira certa nos meses seguintes.
Se os números estão aquém do que se esperava, por exemplo, então é preciso criar estratégias para melhorá-los.
Relacionar-se diretamente com o público
Por último, entre os principais papéis de um social media, está o relacionamento que ele deve criar e manter com o público das redes sociais.
A forma pela qual uma marca atende e se relaciona com o seu cliente sofreu uma enorme transformação, principalmente a partir do momento em que as redes sociais popularizaram-se no planeta.
Atualmente, as redes sociais são, de longe, as plataformas principais para atendimento dos clientes, até porque é através delas que eles mais entram em contato com as empresas.
Se não houver uma adequação para fazer um bom atendimento dos clientes por meio dessas plataformas, então a marca pode acabar sofrendo muito com reclamações públicas por meio dos consumidores.
As redes sociais, que são hoje em dia o cartão de visitas de qualquer empresa, precisam ser bem administradas pelo social media para responder bem aos clientes, tirando dúvidas e tentando resolver quaisquer insatisfações.
O profissional precisa estar sempre atento para responder da forma mais adequada aos usuários, seja através das mensagens diretas ou ainda respondendo os comentários feitos nas publicações.
Isso pode fazer uma grande diferença na forma como a marca será vista e na imagem que ela irá passar para o mercado.
Como ter sucesso nessa profissão?
Se você pensa em atuar como um social media, então mais do que saber o que esse profissional faz em seu trabalho é preciso entender como obter sucesso dentro dessa profissão.
A seguir, serão mostradas dicas que vão ajudar desde o momento de ingressar no mercado até como ser um profissional que esteja sempre por dentro de tudo o que há em termos de tendência.
Essas dicas são essenciais para qualquer pessoa que queira ter sucesso na área!
Você precisará ter curso na área
A primeira coisa que precisa ser dita é que para trabalhar como social media é necessário ser graduado em cursos da área de comunicação, como publicidade e propaganda, marketing ou jornalismo, por exemplo.
Isso é importante porque com essa formação você vai ter o conhecimento e a capacidade necessária para realizar o desenvolvimento de estratégias que realmente tenham muita qualidade.
Além disso, você estará preparado para situações como fazer a gestão de crise, criar textos que sejam adequados, relacionar-se bem com o seu público e desenvolver campanhas que estejam de acordo com as necessidades da marca.
Um outro ponto é fazer cursos nessa área, mesmo que você não tenha uma formação superior, o que irá lhe ajudar a entender tudo o que há de mais importante para atuar como um social media.
Você precisa gostar de usar as redes sociais
O sucesso, dentro de qualquer profissão, está relacionado diretamente com gostar do que se faz, e isso vale para todos os profissionais.
Dificilmente você verá um médico renomado que não ame a medicina ou um advogado que tenha um enorme sucesso em sua carreira sem amar a advocacia.
Se você não tem qualquer afinidade com as redes sociais, então talvez a profissão de social media não seja a ideia mais adequada de trabalho.
Trabalhar com as redes sociais pode gerar muito estresse diariamente, afinal, você estará lidando diretamente com as pessoas, e se essas plataformas não lhe são queridas, saiba que isso irá lhe atrapalhar muito.
É apenas quando você tem afinidade com algo que sente-se mais propenso a procurar mais conhecimento e consegue dominar melhor as ferramentas, saindo-se muito bem no seu trabalho.
Você precisa adquirir conhecimentos gerais sobre as funções de social media
O social media, como mostrado anteriormente, deve exercer diversos papéis em seu trabalho e isso inclui usar as mais distintas redes sociais, desde o Instagram, Facebook, YouTube até o Facebook.
Você não irá começar o trabalho, ainda mais no início da carreira, sabendo de tudo, então o mais indicado é fazer cursos para ir adquirindo conhecimentos e tornando-se melhor no mercado.
Se você realmente gosta do que faz, então poderá aprender com mais facilidade e com um tempo bem menor do que outras pessoas da área, conseguindo destacar-se frente aos concorrentes.
Buscar conhecimento é sempre importante se você deseja ter sucesso nessa, e em qualquer outra, profissão.
Você precisa atualizar-se constantemente
Tão importante quanto buscar novos conhecimentos em assuntos que você não dominava é manter-se atualizado sobre aqueles temas que já conhece.
A internet está em constante atualização e isso inclui as redes sociais, então é preciso que você se atualize de forma constante.
É preciso saber quais são as novas ferramentas lançadas, quais são as tendências que estão em alta em cada rede social e como as pessoas estão se comportando.
Um social media jamais deve ficar parado, acreditando que já sabe de tudo e que não precisa se reciclar constantemente, pois isso pode colocá-lo para trás e fazendo um trabalho aquém do esperado.
Saber como vender mais pelo Instagram, como conseguir seguidores altamente qualificados e até como criar filtros criativos no Instagram são algumas 3 dicas que você pode adotar para estudar e se aperfeiçoar no Instagram.
Com as redes sociais, você pode sempre aprender novas coisas todos os dias e isso ajudará a evitar que as marcas dos seus clientes fiquem obsoletas na internet.
Conclusão
Como você pôde ver, um social media é um profissional que está cada vez mais em alta, já que as redes sociais só crescem em importância e tanto pessoas físicas quanto empresas precisam de alguém para cuidar dos seus perfis.
Aqui foram mostrados todos os papéis que esse profissional pode exercer em seu trabalho, diariamente, além também de dicas para garantir que ele terá o sucesso esperado.
Com tudo o que foi apresentado, se você realmente tem interesse na profissão, vai ficar muito mais fácil obter sucesso.
Gostou do artigo de hoje sobre os principais papéis de um social media e como ter sucesso nessa profissão?