Quinta, 11 Dezembro 2025

Porto de Itajaí terá nova administração a partir de 2026

Responsável pelo porto catarinense, a partir de 2026, será a Docas da Bahia

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Divulgação

Após um ano, a Autoridade Portuária de Santos (APS) deixa de ser responsável pela administração do Porto de Itajaí (SC). Publicação de hoje, 11 de dezembro, do Diário Oficial da União, transfere a responsabilidade para a Companhia Docas da Bahia (Codeba), que administra os Portos de Salvador, Aratu e Ilhéus.

"Cumprimos a missão dada pelo Ministério de Portos e Aeroportos de promover a retomada do Porto de Itajaí. Mantivemos o Porto operando sem interrupção; com um faturamento médio mensal de R$ 14,5 milhões; mantivemos os 70 empregos; retomamos a dragagem de manutenção, ao custo de R$ 40,5 milhões; saneamos passivos e a APS ainda conseguiu aprovar investimentos de R$ 154 milhões no Porto de Itajaí para 2026. Desejamos todo sucesso para a gestão da Codeba que se inicia agora", afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.

A APS assumiu a gestão do Porto de Itajaí em 02 de janeiro de 2025, quando terminou a concessão ao município e a responsabilidade voltou para a União. Como resultado, o Porto de Itajaí voltou a ser atrativo e competitivo. Agora, com o encerramento do período de administração pela APS, em 1º de janeiro de 2026, a responsável será a Codeba.

"A Codeba se consolidou como uma referência nacional na administração de portos e hidrovia ao unir planejamento a longo prazo, eficiência operacional e capacidade de gestão. É com esse expertise, respeitando as características culturais, valorizando o potencial operacional e mantendo a autonomia administrativa da gestão local, que vamos trabalhar para criar a Companhia Docas federal para o Porto de Itajaí e transformá-lo em um terminal ainda mais competitivo, garantindo segurança jurídica e impulsionando o crescimento sustentável e a excelência operacional", afirma Antonio Gobbo, presidente da Codeba.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos
A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
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