Sexta, 29 Março 2024

No universo da moda, há uma expressão em inglês para falar sobre as peças de roupa que todo mundo precisa ter, é o must have. Em português, também usamos a palavra curinga para especificar um item que não pode faltar no guarda-roupa das pessoas.

Se há um item que não pode faltar no vestuário masculino, esse artigo é a estampa xadrez, que pode ser adotada nas mais diversas peças, como as camisas, as jaquetas e mesmo os cachecóis.

Quer saber um pouco mais sobre essa estampa e como ela pode (e deve) ser adotada, independentemente do estilo de se vestir do homem? Reunimos algumas dicas fashion bem bacanas.

Xadrez não é tudo igual

Que o xadrez é uma estampa quadriculada, todo mundo sabe. O que algumas pessoas não entendem, no entanto, é que há diversos padrões de xadrez que surgiram em momentos diferentes da moda mundial. Ou seja, xadrez não é tudo igual não.

Tartan: estilo escocês

Um dos padrões geométricos mais clássicos do xadrez é o do tipo tartan, chamado também de estilo escocês. A cores mais tradicionais são o vermelho, o verde e o azul-escuro, com detalhes (linhas) em branco ou preto, por exemplo.

Os quadrados coloridos variam também de tamanho – uma coluna pode ser mais estreita, outra mais larga, por exemplo.

Burberry, o xadrez grifado

Na moda, quando dizemos que algo é grifado, significa que determinado item é assinado por uma grife. Este é o caso do xadrez Burberry que custa alguns mil reais.

Essa estampa foi criada por Thomas Burberry que queria um foro mais estiloso para os seus famosos casacos trench coat. Ele nem imaginava, mas estava desenvolvendo um dos padrões mais elegantes de xadrez.

A cor predominante dessa estampa é o bege e os quadrados variam de tamanho e de cor (preta ou vermelha). O branco fica em detalhes de linhas, tanto na vertical quanto na horizontal.

Xadrez Príncipe de Gales

Este é um padrão muito comum em diversas peças de roupa do guarda-roupas masculinos, especialmente nos ternos e blazers. A cor predominante é o cinza. O preto, o vermelho e o branco entram como detalhes que ajudam a criar o padrão quadriculado.

Em quais peças adotar o xadrez

O xadrez é uma estampa bastante popular. É muito difícil encontrar alguém que não tenha uma peça com esse tecido. Mas se engana quem pensa que a estampa não pode ser sofisticada. Pelo contrário, muitos estilistas renomados continuam reafirmando a importância do xadrez em diversas peças e coleções.

Camisa

Se há uma peça em que essa estampa fica muito bem é a camisa. E se as cores são bem diversificadas, o mesmo se diz quanto ao padrão dos quadriculados.

Se o homem tem um estilo mais sóbrio, as cores ideais são as mais escuras. Neste caso, é legal observar qual a base do quadriculado. Cores como o azul-marinho, o preto e o vinho ajudam a criar peças mais discretas.

Jaqueta

Para os dias mais frios, os homens preferem casacos mais pesados, como os blazers e as jaquetas. Então, o que fazer? Esconder o xadrez debaixo das camadas de roupa? Nada disso, a dica é investir em uma jaqueta xadrez.

Elas podem ter capuz e bolso e receber o acabamento ou de zíperes ou de botões. A paleta depende do estilo do homem. Se ele gostar de uma peça fashion, pode escolher tons de marrom e preto, por exemplo, ou os clássicos vermelho e preto.

Cachecol

O inverno já está se aproximando e um item que volta a ser bastante usado é o cachecol. Alguns homens não gostam muito desse pedacinho de pano que fica no pescoço, outros, porém, fazem questão de se proteger do frio com os cachecóis, que, de quebra, ainda dão um up no estilo.

Para quem é mais discreto, é legal usar peças mais estreitas e com estampas de cores mais sóbrias, como o preto e branco e o azul-marinho e o vinho.

Quando usar o xadrez

O xadrez, por ser uma estampa clássica, pode ser facilmente usado nas mais diversas situações, desde os eventos casuais aos mais formais.

No escritório, é recomendado procurar uma paleta mais sóbria, isto é, cores mais neutras, como o azul-marinho, o preto, o branco e o verde, por exemplo. E podem ser combinadas com calças jeans e blazers.

Agora, se você tiver um date pode impressionar o crush com um cachecol estampado. Um bom jeans e uma jaqueta de couro, por exemplo, ficam super fashion com um cachecol. E um detalhe: com a peça, você pode dar um destaque maior à região do rosto.

Viu só como o xadrez é, definitivamente, uma estampa curinga para os mais diferentes estilos?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome