O OGMO – SFS é o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de São Francisco do Sul. Uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída nos termos de que dispõe a lei 8.630/93 e substituída pela lei 12.815/2013, sob a forma de associação civil, com sede e foro em São Francisco do Sul (SC).
De acordo com as normas, a convenção ou o acordo coletivo de trabalho firmado entre os sindicatos de operadores e trabalhadores portuários, a gestão do trabalho portuário é a principal atribuição de um OGMO.
Os trabalhadores portuários podem ser definidos conforme ocupação/atividade em categorias a partir da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Cada ofício conta com um sindicato que atende as respectivas necessidades e demandas profissionais.
Empresários e trabalhadores estão submetidos a crescente competição internacional, novas tecnologias, busca da qualidade, redução de custos e qualificação profissional, principais mudanças geradas com a globalização. Nesse contexto, o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) constitui-se num flexível e moderno instrumento que auxilia na redução dos custos portuários e, principalmente, na capacitação e qualificação profissional.
Dessa maneira, fazer o dimensionamento dos quadros de mão de obra é indispensável à medida que o possível excesso inviabiliza a manutenção dos custos com qualificação adequada aos colaboradores. Vale ressaltar que as despesas com a manutenção do OGMO são custeadas pelos operadores portuários.
Endereço
Rua Marechal Deodoro, 156. São Francisco do Sul – SC