Caros leitores,
Hoje, analisaremos a divisão modal do transporte de cargas da União Europeia.
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Apesar da grande extensão das ferrovias dos países integrantes da União Europeia, 207.000 km de estradas de ferro, e da rede de vias fluviais, mais de 30.000 km de rios e canais, a Alemanha com 7.400 km, a França com 8.500 km, a participação desses modos de transporte é pequena, 17,4% para a ferrovia e 5,5% para a navegação fluvial. Para a hidrovia as exceções são: a Bélgica e França com 15% e a Holanda com 32%.
* A rede de vias navegáveis da França
* Mais de 7 mil quilômetros de rede fluvial
Divisão Modal - União Europeia | ||
Modal | 2006 | 2007 |
Ferrovia | 17,7% | 17,4% |
Rodovia | 76,8% | 77,1% |
Navegação Fluvial | 5,5% | 5,5% |
Outro lado, a rodovia com uma malha densa, que possibilita o acesso a todas as localidades, atinge valores altíssimos, na faixa de 77 %, fora dos padrões de uma matriz de transporte equilibrada, que recomenda uma maior utilização da ferrovia e hidrovia.
Divisão Modal nos Estados Unidos da América
As justificativas para explicar esse comportamento são: em primeiro lugar, as características dos países integrantes da União Européia, pequenos e de média extensão, resultam em uma distância de transporte pequena adequada ao transporte rodoviário. Por outro lado a política ambiental européia que incentivou a desativação das siderúrgicas, grandes consumidoras de produtos a granel como minério de ferro e carvão, assim como a substituição das antigas usinas termo-elétricas movidas a carvão, por outras a gás natural como também as usinas movidas a energia atômica.
Esses procedimentos resultaram em uma redução dos produtos com características para serem transportados por ferrovia e hidrovia, grandes volumes e baixo valor agregado. Da mesma forma o transporte de produtos manufaturados e acabados, prontos para serem consumidos em cada uma das localidades, exige a rapidez e eficiência do caminhão.
A mudança dos hábitos de consumo de produtos alimentícios congelados assim como o comércio de varejo por via eletrônica, demanda um transporte expresso. Os pequenos lotes, distribuídos em uma vasta rede de pequenos consumidores, são características do sistema rodoviário, o mais adequado a esse modelo de consumo.
Finalmente, as Plataformas Logísticas Multimodais instaladas nos terminais ferroviários, portuários, fluviais e aéreos, mais do que possibilitarem a integração dos sistemas de transportes têm funcionado como pólos geradores e distribuidores de carga manufaturada de alto valor agregado via rodoviária.
Plataforma Logística do Porto de Paris - França
Plataforma Logística de Saragoza - Espanha
Referências bibliográficas