Localizados em Santos e no Guarujá, os dois terrenos terão, somados, 877 vagas para caminhões, além de áreas de serviços
Porto de Santos investe em novas áreas logísticas com pátios de caminhões
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou nesta semana dois editais para cessão onerosa de áreas destinadas à construção de condomínios logísticos com pátios de caminhões, totalizando 877 vagas. Os terrenos estão localizados entre a Alemoa e o Saboó, em Santos, e em Conceiçãozinha, no Guarujá, com área superior a 400 mil m² somados. Parte do espaço será dedicada a serviços de apoio à operação portuária.
A iniciativa se insere no contexto do crescimento do volume de cargas transportadas pelo Porto e da necessidade de avanços em termos de logística. Atualmente, cerca de oito mil caminhões por dia circulam pela região em função das atividades portuárias.
As licitações preveem a contratação de parceiros que irão construir os espaços e operar os serviços por 20 anos. As empresas vencedoras deverão investir na viabilização das estruturas, com obras de edificação, iluminação e licenciamento ambiental.
Terreno de Santos
A área total da cessão possui 242 mil m². O projeto contempla a implantação e operação de um condomínio logístico com duas frentes de atuação:
• Truck Center e Serviços: voltados ao motorista e veículo, com foco na organização do fluxo de caminhões e atendimento às demandas operacionais e de bem-estar. Terá 121 mil m² e mínimo de 460 vagas.
• Serviços voltados às cargas e contêineres: direcionados à manutenção, certificação, transformação, locação, compra e venda de contêineres, promovendo eficiência e sustentabilidade da cadeia logística. Terá também 121 mil m².
O terreno fica na Avenida Augusto Barata, na altura do Terminal da BTP, no lado oposto da via perimetral. Inserido no cluster de contêineres da margem direita do Porto de Santos, o local é estratégico por estar próximo aos principais eixos rodoviários e terminais (Marimex, BTP, futuro Tecon Santos 10 e depots da Via Anchieta). Essa condição garante alta sinergia operacional, concentrando atividades logísticas complementares em uma zona de influência direta do Porto.
Terreno do Guarujá
A área total da cessão possui 163,1 mil m², divididos entre um pátio regulador e uma área de serviços de apoio logístico. Conhecida como Área Nº 41 dentro do Porto Organizado, é estratégica por não existir atualmente pátio regulador de caminhões em Guarujá.
Área A (norte): destinada à implantação de Pátio Regulador de Caminhões com 417 vagas e área total de 73.496 m².
Área B (sul): destinada a serviços de apoio logístico, com 89,6 mil m² e 50,2 mil m² de armazéns cobertos.
As propostas serão recebidas até 12 de novembro. A abertura ocorrerá em sessão pública no dia 4 de dezembro. O contrato deve ser assinado em 2026, e as empresas terão prazo de três anos para concluir os serviços.
Para acessar a íntegra dos editais, visite o site do Porto de Santos: Clique aqui








