topo oms2

Governo revisa 14 “contratos estressados” de concessão de rodovias

Medida deve destravar R$ 110 bilhões em investimentos até 2026 O governo federal prevê R$ 110 ...

Leia mais

APS conquista destaque em governança no setor de serviços do Anuário da Revista Época Negócios…

O anuário destaca as 500 melhores empresas do país avaliadas em seis desafios: desempenho financ...

Leia mais

Os terminais localizados na Baía de São Marcos, no Maranhão, vislumbram grande oportunidade de crescimento a partir das conexões da Ferrovia Norte-Sul com toda a malha multimodal no interior do Brasil, aponta o engenheiro e consultor portuário Artur Cabral. O complexo maranhense reúne características para servir como hub no Arco Norte, atendendo a navios graneleiros de grande porte - 400 mil toneladas - devido às condições naturais para navegação na Baía. A profundidade na costa é de até 25 metros, sem necessidade de se investir em dragagem ou em obras artificiais.

Diante desse cenário promissor, Cabral projeta que os terminais portuários do Maranhão possam mais do que dobrar os atuais índicesem 10 anos  e movimentar até 500 milhões de toneladas. Ele também aponta outra grande oportunidade de ampliação nas operações portuárias no Arco Norte a partir das crescentes importações de graneis líquidos, em especial os terminais localizados no estado do Pará.

> Voltar para a página principal do WebSummit Arco Norte


Baía de São Marcos, Maranhão

baia saomarcos

Berge Stahl - Navio foi por 24 anos o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de 355 mil toneladas, projetado para levar granéis de São Luís para a Europa

bergestahl


Conteúdos relacionados

* A Ferrovia Norte-Sul poderá ser a espinha dorsal de transportes de combustíveis
* Colapso na retro logística portuária?

Outras perspectivas do WebSummit Arco Norte
* Governador Flávio Dino (MA): Gestão e ampliação do Porto do Itaqui, novos terminais privados, regularização fundiária e eficiência da malha multimodal que abastece o Maranhão
* Grão-Pará Multimodal: Projeto de terminal em Alcântara consiste em SPE com porto, ramal ferroviário e potencial de aumento de 20% no PIB do Maranhão
* Professor Sérgio Cutrim: Complexo Portuário do Maranhão é um grande trunfo para melhorar a conectividade do Brasil com o mundo
* Advogada Mayana Stella: Regularização documental de terrenos e assessoria jurídica são fundamentais para desenvolvimento portuário no Maranhão

Mensagem do Portogente aos Navegantes
* Arco Norte, elo de ligação econômica do Brasil com o mundo

> Voltar para a página principal do WebSummit Arco Norte

Debate

 
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Notícias