Os terminais localizados na Baía de São Marcos, no Maranhão, vislumbram grande oportunidade de crescimento a partir das conexões da Ferrovia Norte-Sul com toda a malha multimodal no interior do Brasil, aponta o engenheiro e consultor portuário Artur Cabral. O complexo maranhense reúne características para servir como hub no Arco Norte, atendendo a navios graneleiros de grande porte - 400 mil toneladas - devido às condições naturais para navegação na Baía. A profundidade na costa é de até 25 metros, sem necessidade de se investir em dragagem ou em obras artificiais.
Diante desse cenário promissor, Cabral projeta que os terminais portuários do Maranhão possam mais do que dobrar os atuais índicesem 10 anos e movimentar até 500 milhões de toneladas. Ele também aponta outra grande oportunidade de ampliação nas operações portuárias no Arco Norte a partir das crescentes importações de graneis líquidos, em especial os terminais localizados no estado do Pará.
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Baía de São Marcos, Maranhão
Berge Stahl - Navio foi por 24 anos o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de 355 mil toneladas, projetado para levar granéis de São Luís para a Europa
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