Para manter o crescimento durante a crise e fazer frente à concorrência dos aplicativos, as locadoras de carros baixaram o preço médio dos aluguéis em até 14% nos últimos três anos. A localiza rent a car, líder do mercado, diminuiu as diárias de R$ 86 no segundo trimestre de 2014, quando o preço atingiu seu pico, para R$ 74,10 hoje, uma redução nominal de 14%. Como resultado, a utilização dos carros subiu quatro pontos porcentuais, chegando a 74,7% ao mesmo tempo em que a frota total cresceu. Ainda no segundo trimestre deste ano, o lucro bateu seu recorde: R$ 129 milhões.
Já a Movida, a segunda maior do setor, no segundo trimestre de 2015 registrava a diária média de R$ 84,50 – hoje está em R$ 78. Na mesma base de comparação, a utilização da frota avançou 10,7 pontos porcentuais, passando de 63,6% para 74,3%.
Além da baixa nos preços do aluguel carros, as empresas investiram em tecnologia. A Localiza, por exemplo, criou um aplicativo que permite que clientes façam todo o processo de locação de um carro pelo celular. O sistema ajudou a empresa a crescer sem elevar o número de funcionários, mantendo a rentabilidade.