Sábado, 23 Novembro 2024

 

 

1. Conceito


A Contabilidade é considerada uma ciência social que estuda e controla o patrimônio de alguma entidade que pode ser de uma empresa ou uma pessoa física, ou seja, o conjunto de bens (possui a posse e o domínio), direitos (possui o domínio, porém não a posse) e obrigações (possui a posse, mas não o domínio) forma o patrimônio. Qualquer movimentação que altere seus bens, seus direitos ou suas obrigações é um fato contábil que deve ser registrado.

 

2. Classificações


A Contabilidade é classificada em:
Contabilidade Financeira: registra os fatos que já ocorreram, ou seja, o passado do patrimônio.
Contabilidade Gerencial: através dos registros contábeis feitos pela contabilidade financeira, ela analisa os dados, verifica as tendências observada por eles e indica o que pode ser mudado, portanto, trata-se do futuro do patrimônio.

 

3. Organização da Função Contábil


A importância do contador dentro de uma empresa varia de acordo com o seu tamanho. A medida que há o crescimento da organização, passa a ter-se a necessidade de uma boa utilização da contabilidade (gerencial e financeira), desempenhadas pelo contador (responsável pelos registros, peças contábeis e atendimento ao fisco) e pelo controller (profissional incumbido da elaboração do orçamento anual da empresa, apresentando a comparação com o real para a devida análise dos fatos e gestão dos impostos).
No Brasil, a função contábil foi bastante distorcida, estando voltada apenas para satisfazer o fisco, na maioria dos casos, principalmente para as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

 

4. Tomada de Decisões

Como já pode ter-se percebido, a Contabilidade é um instrumento que auxilia a administração da tomada de decisões, pois ela coleta, mensura monetariamente, registra e sumariza as informações necessárias em relatórios contábeis, sendo considerada a sua produção uma obrigação legal.
Essas decisões podem ser no âmbito interno da organização, como por exemplo: controle de estoque, análise de financiamentos e taxas, planilha de custo, implicações fiscais, entre outros. Além de internamente, o processo decisório decorrente das informações apuradas pela Contabilidade pode atingir outros segmentos (externos), tais como: investidores, fornecedores de bens e serviços a crédito, bancos, governo e até sindicatos.

 

 

Veja também:

Portogente Notícias: "nova lei contábil aquece o setor de auditoria";

Portogente Notícias: "ausência de gestão contábil impede crescimento das empresas". 

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!