Imposto de renda significa o valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao Governo Federal, sendo que o valor de desconto é fixado pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto. O imposto pago pelo trabalhador no Brasil é denominado IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). A apresentação dessa declaração é obrigatória a todos os trabalhadores que possuem rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo.

O órgão responsável pela recolha do imposto de renda no Brasil é a Receita Federal. É este órgão que define todos os documentos e softwares necessários para elaboração da declaração de imposto de renda. A Receita Federal é também responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes para verificação da veracidade. “Malha fina” é o termo popular dado a esse procedimento.

Atualmente, a declaração deve ser apresentada pela Internet, por meio de software a ser baixado no site da Receita Federal. Para mais informações, seja você contribuinte residente no Brasil ou residente no exterior que receba rendimentos de fontes no Brasil, acesse http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/pagina-do-imposto-de-renda

0
0
0
s2smodern
powered by social2s