UEN (Unidade Estratégica de Negócio) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nestes casos, o planejamento estratégico é dividido em duas formas de abordagem: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.
A focalização de operações, de modo geral, tem sabidamente vantagens que vão além do simples caminhar na curva de experiência, envolvendo aspectos externos de atendimento a clientes, compreensão e assimilação mais fácil das exigências paradigmáticas de competitividade. Com isso, um sistema de operações focalizado fica mais ao alcance do entendimento das pessoas, devido ao escopo mais limitado de análise.
Um dos benefícios da adoção de uma UEN é aumentar as probabilidades de obter unidades operacionais mais focalizadas e eficientes, trazendo ganhos na curva de experiência dos processos envolvidos, agilidade operacional e maior aderência dos controles e decisões gerenciais.
Leia também
* A importância da Logística Empresarial nos dias atuais e como é vista no mercado
FONTE: Fusco, José Paulo Alves. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 4, n. 1, p. 36-51, 1997. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/29874>.