Quinta, 28 Março 2024
  • Responsabilidadeda administração: requerque a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada,implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante daadministração para coordenar e controlar o sistema da qualidade.

  • Sistema daqualidade: deve serdocumentado na forma de uma manual e implementado.

  • Análise críticade contratos: os requisitoscontratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurarque tenha todos os recursos necessários para atender às exigênciascontratuais.

  • Controle deprojeto: todas asatividades referentes à projetos (planejamento, métodos para revisão,mudanças, verificações, etc.) devem ser documentadas.

  • Controle dedocumentos: requerprocedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão emtodos os documentos.

  • Aquisição:deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas.Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores.

  • Produtosfornecidos pelo cliente:deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso.

  • Identificação erastreabilidade do produto:requer a identificação do produto por item, série ou lote durante todos osestágios da produção, entrega e instalação.

  • Controle deprocessos: requer que todasas fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos,normas, etc.) e documentados.

  • Inspeção eensaios: requer que asmatéria-primas sejam inspecionadas (por procedimentos documentados) antes desua utilização.

  • Equipamentos deinspeção, medição e ensaios:requer procedimentos para a calibração/aferição, o controle e a manutençãodestes equipamentos.

  • Situação dainspeção e ensaios: devehaver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspeções e ensaiosele passou e se foi aprovado ou não.

  • Controle deproduto não-conforme:requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitosespecificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente.

  • Ação corretiva:exige a investigação e análise das causas de produtos não-conformes e adoçãode medidas para prevenir a reincidência destas não-conformidades.

  • Manuseio,armazenamento, embalagem e expedição:requer a existência de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, aembalagem e a expeição dos produtos.

  • Registros daqualidade: devem sermantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Estesdevem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios.

  • Auditoriasinternas da qualidade:deve-se implantar um sistema de avaliação do programa da qualidade.

  • Treinamento:devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar eampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.

  • Assistênciatécnica: requerprocedimentos para garantir a assistência à clientes.

  • Técnicasestatísticas: devem serutilizadas técnicas estatísticas adequadas para verificar a aceitabilidade dacapacidade do processo e as características do produto.

(Fonte: Trabalho de Gestão deQualidade - FATEC-BS - Logística 2º Ciclo 2006 - Bruno Pacheco e membros dogrupo)

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