O avião presidencial utilizado pela República Federativa do Brasil é uma aeronave dedicada exclusivamente ao transporte aéreo de chefes de Estado e de funcionários de alta patente do serviço público nacional. A maior parte dos Estados do planeta também dispõe de aeronaves similares. Em geral, os aviões são adaptados para atender às necessidades dos comandantes do Governo Federal em missões internacionais.

fab aviao presidencial

Comandado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial permite ao presidente da República conduzir plenamente seus deveres no ar em caso de instabilidade política ou de conflito armado.

Até janeiro de 2019, o modelo utilizado para viagens transcontinentais é o Airbus A319 Corporate Jetliner - A319CJ. O equipamento foi encomendado em abril de 2004 e entregue em Brasília, capital federal, em 15 de janeiro de 2005. Passou a ser chamado de "AeroLula", mas também foi utilizado em viagens da presidente Dilma Rousseff e até do desafeto Jair Bolsonaro ao Fórum Economico Mundial, em Davos, na Suiça.

Fabricado pela francesa Airbus, o avião comporta até 55 passageiros, com alcance máximo de 8.500 quilômetros.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s