Transporte / Logística

O Porto de Cabedelo, na Paraíba, aguarda a liberação de R$ 2 milhões, em abril próximo, para obras que deverá resolver alguns problemas de sinalização e modernização de serviços. O recurso foi prometido pelo ministro dos Portos, Edinho Araújo, diretamente ao presidente da Companhia Docas de Cabedelo (CDB), Lucélio Cartaxo. Não estão incluídas, entre as obras, a dragagem de aprofundamento do canal de navegação.

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Os portos brasileiros, apesar das dificuldades econômicas que se apresentam ao País e no mundo, entraram o ano de 2015 dispostos a superarem problemas e dificuldades com vultosos recursos. O segundo principal porto de carga não conteinerizada do País, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, quer investir na ampliação do canal de acesso, principalmente, e também na área de segurança. O presidente do porto, Paulo Corsi, aposta que os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior. Ele lembra que, em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos. “Tudo isso nos permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento.”

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A empresa Cattalini Terminais Marítimos prepara-se para explorar instalação portuária, na modalidade de terminal de uso privado (TUP), em Paranaguá (PR). O contrato foi assinado, no dia 17 último, seguindo a Lei 12.815/2013, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Esforços conjuntos do governo federal, estadual e da Autoridade Portuária para investir no Complexo Portuário de Itajaí o preparam para as demandas do mercado. O engenheiro Marcelo Werner Salles, ex-presidente do Conselho de Administração Portuária (CAP) de Itajaí, adiantou ao PortoGente parte dos temas que irá tratar na reunião desta quarta-feira (25/3), na  Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, Santa Catarina. Na reunião serão debatidos o conjunto dos planos e ações da Secretaria de Estado e Infraestrutura para o porto.

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Uma comitiva chinesa da província de Shanxi e representantes do complexo siderúrgico Tisco e da fabricante de máquinas pesada TZ estiveram, na última semana, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com o objetivo de ampliar as trocas comerciais com o estado. A China é o segundo destino das exportações catarinenses, somando, em 2014, um total de US$ 978,7 milhões. A China é o principal parceiro de quem Santa Catarina importa produtos, que totalizou, no ano passado, US$ 5,21 bilhões. Entre os fatores que favorecem a prioridade para Santa Catarina está a avaliação da excelente infraestrutura portuária do estado.

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