Sexta, 19 Abril 2024

Uma comitiva chinesa da província de Shanxi e representantes do complexo siderúrgico Tisco e da fabricante de máquinas pesada TZ estiveram, na última semana, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com o objetivo de ampliar as trocas comerciais com o estado. A China é o segundo destino das exportações catarinenses, somando, em 2014, um total de US$ 978,7 milhões. A China é o principal parceiro de quem Santa Catarina importa produtos, que totalizou, no ano passado, US$ 5,21 bilhões. Entre os fatores que favorecem a prioridade para Santa Catarina está a avaliação da excelente infraestrutura portuária do estado.

Leia também
Em Santa Catarina, Portonave amplia retroárea

O complexo siderúrgico Tisco e a fabricante de máquinas pesadas TZ participaram da delegação pelo interesse em abrir mercado no Brasil para os segmentos químico, transporte, energia (em especial o carvão) e petróleo. O vice-governador da província, Yixin Wang, acrescentou que entre as principais áreas de interesse estão saneamento, educação e cultura, estabelecendo convênios entre universidades. Pretende ainda ampliar o comércio bilateral e novos investimentos, especialmente em energia solar e eólica, para as quais apresentam tecnologia avançada para geração e distribuição.

A Fiesc realiza, anualmente, três missões empresariais de SC à China, para participação em feiras que visam ampliar as relações comerciais. No entanto, o presidente da entidade empresarial, Glauco José Côrte, defendeu o equilíbrio na balança comercial, destacando oportunidades nos segmentos de transporte e energia.

“Já exportamos para China itens como carne de frango, soja e motores, mas precisamos incrementar. Recebemos com muito otimismo a visita e a possibilidade de estabelecer parceria”, disse Côrte. Na sua opinião, o carvão ficou esquecido por um período em função de questões ambientais, mas voltou à matriz energética com possibilidade de investimentos com a gaseificação do carvão. “Todo gás que o Sul consome é importado da Bolívia, mas não podemos ficar nessa dependência”, afirmou. Na área de infraestrutura de transportes, Côrte falou que o Brasil está retomando os investimentos em ferrovia, que passou a ser essencial para a redução dos custos de transporte.

Santa Catarina é a sexta economia brasileira e o quarto Estado mais industrializado do País, com mais de 50 mil indústrias e 800 mil trabalhadores no setor. Há uma diversificação do segmento industrial, formado por setores como alimentos, móveis, cerâmico, metalmecânico, embarcações e aviões de pequeno porte e carros, instalados em diferentes regiões do estado.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome