Os portos brasileiros, apesar das dificuldades econômicas que se apresentam ao País e no mundo, entraram o ano de 2015 dispostos a superarem problemas e dificuldades com vultosos recursos. O segundo principal porto de carga não conteinerizada do País, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, quer investir na ampliação do canal de acesso, principalmente, e também na área de segurança. O presidente do porto, Paulo Corsi, aposta que os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior. Ele lembra que, em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos. “Tudo isso nos permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento.”
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A ampliação do canal de acesso vai permitir a entrada de navios com até 360 metros de comprimento. “Se a movimentação de cargas cresce, aumenta também a necessidade de investimentos e passa a ser primordial a realização de projetos que possam assegurar as operações de importação e exportação”, justifica Corsi.
Já no primeiro trimestre haverá investimentos na ordem de R$ 10 milhões para melhorias de infraestrutura no porto. A qualificação do sistema de segurança é uma das prioridades. Serão feitos investimentos no sistema de monitoramento por câmeras e na tecnologia do controle de acessos. Além disso, haverá obras para melhorar muito o sistema de iluminação de todo porto, inclusive com uma subestação de energia própria. “Como o porto tem sido superavitário, temos condições de investir recursos próprios nessas melhorias”, explica o presidente. Ele projeta também obras na sede administrativa.
O planejamento para 2015 foi confirmado em setembro, após a renovação do contrato de delegação do Porto ao Governo do Estado por mais 25 anos. “Estamos garantindo uma tranquilidade jurídica para um longo prazo. Santa Catarina tem uma vocação para o comércio exterior e, por isso, queremos que aqui cresçam e se desenvolvam os portos. O setor portuário catarinense é cada vez mais importante, movimenta cargas em quantidade recorde, gerando empregos e reduzindo o Custo Brasil, por isso achamos que esse é um modelo vitorioso e que merece nossa confiança”, disse o então ministro da Secretaria dos Portos César Borges no momento da assinatura. Com informações da Assessoria de Imprensa do Porto de São Francisco do Sul