Transporte / Logística

A Hamburg Süd finalizou, no último dia 27 de março, a aquisição das atividades de transporte marítimo de contêineres da Companhia Chilena de Navegação Interoceânica S.A (CCNI), incluindo as relacionadas com agenciamento de carga da Agencias Universales S.A (Agunsa), localizadas em Valparaíso e Santiago do Chile.

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O governo federal definiu, por meio do Decreto nº 8428, publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (6/4), as regras para os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), necessários para realização de concessões de projetos de infraestrutura no País. A medida tem como objetivo ampliar a participação do setor privado na elaboração de estudos em setores como portuário, rodoviário, aeroportuário e ferroviário, e garantir maior segurança jurídica para os interessados e também para o órgão público que pretende realizar a concessão. A iniciativa contribui ainda para dar celeridade à agenda de investimentos, necessária para o crescimento sustentável da economia. “O decreto torna mais ágil e mais clara a comunicação entre o mercado e o governo, e ajuda a destravar os investimentos porque o governo tem um rol de projetos que julga serem interessantes, mas podem existir outros que não estão no radar. Com isso, o setor privado ganha um canal mais ágil para fazer sugestões e propor novos investimentos”, comentou o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.

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O ministro dos Portos, Edinho Araújo, participará da Intermodal South America que começa na próxima semana, em São Paulo. Ele estará presente na solenidade de abertura da maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, às 11h30, no dia 07 de abril. A cerimônia de abertura conta também com a presença do secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond, entre outras autoridades do setor.

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A Cattalini Terminais Marítimos S.A. vem investindo no Porto de Paranaguá, no Paraná, para consolidar sua posição no mercado, afirma, ao Portogente, José Paulo Fernandes, diretor-superintendente da empresa. A experiência na movimentação de granéis líquidos coloca o terminal como referência internacional no mercado, incluindo empresas nacionais e multinacionais nos setores de energia, químico e agronegócio. Fernandes vê com bons olhos o novo marco regulatório portuário do País, implantado em 2013, mas ainda continua na torcida para que os arrendamentos de terminais dentro dos portos organizados sejam liberados.

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A concorrência nos portos de Santa Catarina e sua tradição portuária têm desafiado as operadoras a investirem na ampliação e melhoria dos serviços. A Portonave S/A (Terminais Portuários de Navegantes) está investindo aproximadamente R$ 120 milhões para dobrar a capacidade estática do pátio de 15 para 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

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