A Libra Logística, unidade de negócios do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de Comércio Exterior do Brasil, está iniciando sua operação de transporte de contêineres por modal ferroviário em parceria com a MRS. O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender todos os tipos de cargas.
Adotada há pouco mais de um ano pela Santos Brasil, a lavagem a seco de veículos e equipamentos para transportes rodoviários, modelo pioneiro no Porto de Santos, já alcançou uma economia de cerca de 2,8 milhões de litros de água. Este volume seria suficiente, por exemplo, para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos.
O potencial da indústria naval brasileira tem despertado o interesse do mercado internacional em consolidar negócios no País. Para orientar essas empresas e mostrar as oportunidades de incentivo disponíveis por aqui, a Marintec South America - Navalshore, único evento do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, realizará em parceria com a Inventure Management e a Maritime & Offshore Partners, o Seminário Como Realizar Negócios no Brasil (How to do bussiness in Brazil).O Seminário, que acontece paralelamente à feira nos dias 12 e 13 de agosto, vai auxiliar na compreensão do universo mercadológico brasileiro, desde a etapa de networking até os trâmites burocráticos, que muito se diferem de um país para o outro. O encontro também oferecerá noções iniciais das oportunidades e desafios de se fazer negócios no setor. Para o managing director da M&O Partners, Jan Lomholdt, o seminário vai dar às empresas estrangeiras uma melhor compreensão do mercado brasileiro e de seus mecanismos, além de apontar as principais questões que se deve estar ciente ao realizar negócios no Brasil. Estes pontos serão úteis para diminuir a distância entre empresas brasileiras e estrangeiras. "Em um mercado desafiador e, especialmente na situação de hoje, é importante compreender os mecanismos de empresas locais e internacionais para fazer negócios nessa nova configuração de mercado. Isso é da maior importância", destaca Lomholdt. O empresário acrescenta que assuntos como a cultura brasileira, sistema fiscal, conteúdo local, as considerações de entrada no mercado e estratégia combinada com a construção de vendas e administração de sucesso são fundamentais para um negócio bem sucedido e rentável. "Estou certo de que este seminário sobre como fazer negócios no Brasil vai esclarecer muitas questões e aproximar empresas estrangeiras e locais, a fim de desenvolver parcerias de sucesso no futuro". Novo posicionamento - O Seminário conta com a participação de cinco empresas: a M&O Partners, companhia brasileira que representa mais de 30 empresas estrangeiras no mercado nacional e lida com os negócios entre estrangeiros e brasileiros em uma base diária; a DNV GL, líder global na oferta de serviços de certificação, especializada em conteúdo local no Brasil; a Inventure Management, fornecedora de serviços para as empresas estrangeiras interessadas em estabelecer operações no mercado brasileiro; a Tero Marine, empresa de software norueguesa, que vai falar sobre as suas experiências e sua estratégia no País; e para finalizar os escritórios de advocacia Zancan Advogados e a Tozzini Freire Advogadas, especialistas em questões jurídicas nos segmentos marítimo e offshore, darão noções sobre impostos e importação entre outras questões jurídicas.Esta iniciativa marca o reposicionamento da Marintec no mercado como o único evento nacional a servir o segmento com discussões e debates sobre o cenário da indústria naval e offshore para atender e contribuir com o desenvolvimento da indústria. O Seminário é aberto ao público e os expositores poderão participar das discussões e conhecer um pouco mais das estratégias das empresas estrangeiras no território nacional, além de estreitar o relacionamento.Este ano a Marintec South America terá a participação de 380 marcas expositoras, 17 países e 12 pavilhões internacionais, que representam diversas áreas da indústria, em 11 mil m² na capital carioca. A feira acontece de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.
Paulo Cayres é metalúrgico na Ford Brasil e atualmente é presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, que reúne 69 sindicatos de trabalhadores metalúrgicos de todo o Brasil. Ele esteve à frente das negociações do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado na última semana (6/7) com o objetivo de assegurar o emprego e a renda dos trabalhadores no setor industrial. A Medida Provisória 680 trata do programa, e a adesão poderá ser feita a partir do próximo dia 22, quando o governo divulgará os critérios de enquadramento para empresas e trabalhadores.
Desde 2011 a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) conta com uma estrutura especialmente preparada para atender a comunidade com conforto e agilidade, reunindo em um único espaço todos os serviços prestados pela CPPR nas áreas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e do Sistema do Tráfego Aquaviário (STA). Inativos e pensionistas também são atendidos no espaço, bem como quem precisa agendar consultas médicas e odontológicas.