Quinta, 25 Abril 2024

Transporte / Logística

O primeiro dia de vigência da Lei nº 10.103/2015, conhecida como Lei dos Caminhoneiros, transcorreu com normalidade, no dia 17 último, em todas as rodovias federais concedidas e administradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com orientação prévia do órgão regulador, os caminhões que trafegaram vazios tiveram isenção de pedágio sobre eixos mantidos suspensos nas rodovias federais concedidas.

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A Log-In, dando continuidade à renovação completa de seus contêineres, comprou cerca de 700 novas unidades, formando a frota mais nova para cabotagem no mercado. As novas aquisições foram padronizadas nas cores verde e branco, características da marca da Log-In.

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A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) cravou nesta semana, na Baía de Paranaguá, a primeira estaca na água da obra que irá reforçar o cais do Porto. Serão colocadas cerca de 500 estacas, sendo 190 na água e 310 na estrutura do cais. Fruto de um investimento de R$ 89 milhões, a reforma vai preparar o porto para suportar operações mais pesadas e permitir a dragagem de nivelamento de todos os berços para uma profundidade maior, oferecendo mais segurança para navegação e atracação dos navios.

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A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 9 último, a medida provisória que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a refinanciar contratos de compra ou leasing de caminhões firmados pela linha de crédito Procaminhoneiro. O texto da MP 661/2014 segue, agora, para apreciação do Senado Federal. Conforme o projeto, serão contemplados os caminhoneiros autônomos, as empresas de transporte de carga e as empresas arrendadoras com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões. Se a medida for aprovada também pelos senadores, será possível renegociar as 12 primeiras parcelas a vencer após a formalização do pedido de refinanciamento. Segundo o texto, a solicitação poderá ser feita até 31 de dezembro de 2015 para os contratos assinados até 31 de dezembro de 2014.Para essas operações, a União poderá conceder subvenção de juros, para que o tomador do empréstimo conte com uma taxa menor que a praticada pelo BNDES. Empresários com renda anual acima de R$ 2,4 milhões também poderão refinanciar as parcelas pelas mesmas regras, mas sem juros mais baixos.O Procaminhoneiro financia equipamentos novos e usados, como caminhões, chassis, carretas, cavalos-mecânicos, reboques e semirreboques, além de sistemas de rastreamento. Clique aqui para saber mais informações sobre o programa. Com informações da assessoria da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

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