Com um cenário nada promissor, o ano de 2015 começou com grandes mudanças econômicas que afetam diretamente todos os brasileiros. Juros altos, aumento de impostos e reajuste dos combustíveis são algumas delas. O setor de transporte de cargas passa por um momento delicado com o aumento do diesel e da tributação que entra em vigor nos próximos dias.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elevou as taxas de juros e reduziu a parcela financiável de bens do PSI (Programa de Sustentação de Investimentos) e do Procaminhoneiro (Programa BNDES de Financiamento a Caminhoneiros). Os dois são programas de concessão de crédito que beneficiam empresas de transporte e transportadores individuais.
Recordes de movimentação de cargas nos portos nacionais não são obras do acaso nem de milagres. Recurso público, e privado, bem utilizado sempre significará retornos positivos para um país. Não foi diferente com os investimentos públicos e privados realizados, nos últimos anos, nos portos da Bahia. Segundo dados da Secretaria de Portos (SEP), a movimentação de cargas nos portos baianos bateu recorde em 2014, com destaque para o de Aratu, que movimentou um total recorde superior a 6,4 milhões de toneladas, num crescimento de 11,5% em relação a 2013; Salvador alcançou mais de 4 milhões de toneladas, 9,7% a mais ante 2013, e Ilhéus movimentou 506 mil toneladas, registrando crescimento de 27,8%.
Mais segurança para os navios, aos seus tripulantes e aos moradores e frequentadores das praias de Santos, no litoral paulista, são alguns dos benefícios do convênio com fins acadêmicos e científicos firmado, no dia 12 de fevereiro, entre a Praticagem de São Paulo e a Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Um dos destinos prediletos no carnaval de São Paulo, o litoral paulista, costuma reservar fila de congestionamento para o motorista já na saída da região Metropolitana de São Paulo. Só no ano passado às 16h de sexta feira, as rodovias Anchieta e Imigrantes já apresentavam 26 e 15 km de congestionamento respectivamente.