A gigante de logística de alimentos e bebidas Culina Group foi anunciada como a primeira inquilina do novo Centro Nacional de Importações do Reino Unido, que está sendo desenvolvido pelo Peel Group como parte de seu investimento multimilionário no Porto de Salford, localizado cerca de 10km a oeste de Manchester City.
A Aliança Navegação e Logística utiliza, desde 2006, a ferramenta EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) nas suas operações de cabotagem. O sistema aumentou a qualidade e agilidade na troca de informações entre a empresa e seus clientes, incrementando ainda a efetividade do transporte. Já foram realizadas mais de 1,5 milhão de transações que envolvem dados de notas fiscais eletrônicas, conhecimentos de embarque, documentos de cobrança, ocorrência de entrega de mercadorias e posições da viagem.
O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, começou o ano de 2015 com dois recordes históricos, segundo informação da sua assessoria de comunicação. O faturamento do Porto no mês de janeiro foi de R$ 11,7 milhões, o maior valor já arrecadado num único mês e que ultrapassou em 34% o faturamento de janeiro de 2014, quando Suape arrecadou R$ 8,7 milhões. O aumento do volume de cargas movimentadas é um dos principais motivos para esse crescimento. Em janeiro, Suape movimentou 1,52 milhão de toneladas de cargas, 16,03% a mais que o mesmo período de 2014, quando passaram pelo Porto 1,31 milhão de toneladas, e 3,04% superior ao último recorde mensal, que havia sido de 1,47 milhão de toneladas em dezembro passado.
O Porto de Cabedelo, na Paraíba, aguarda a liberação de R$ 2 milhões, em abril próximo, para obras que deverá resolver alguns problemas de sinalização e modernização de serviços. O recurso foi prometido pelo ministro dos Portos, Edinho Araújo, diretamente ao presidente da Companhia Docas de Cabedelo (CDB), Lucélio Cartaxo. Não estão incluídas, entre as obras, a dragagem de aprofundamento do canal de navegação.
Os portos brasileiros, apesar das dificuldades econômicas que se apresentam ao País e no mundo, entraram o ano de 2015 dispostos a superarem problemas e dificuldades com vultosos recursos. O segundo principal porto de carga não conteinerizada do País, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, quer investir na ampliação do canal de acesso, principalmente, e também na área de segurança. O presidente do porto, Paulo Corsi, aposta que os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior. Ele lembra que, em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos. “Tudo isso nos permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento.”