Inaugurado em julho deste ano, o TIS (Terminal Intermodal de Santos – Ultracargo) inova buscando romper paradigmas como terminal portuário. Ao movimentar óleo vegetal, fornece mais uma opção para a cidade, já que não havia nenhum tipo de exportação da substância pelo Porto de Santos. Anteriormente, o Porto de Paranaguá era o único no Brasil a realizar a exportação. Além disso, o TIS está em fase inicial de movimentação de cargas via ferrovia, um método pouco utilizado pelas empresas da região.
O mandamento número um de uma agência de navegação é ter um departamento comercial atuante e incisivo no mercado. Nos dias atuais, onde os grandes armadores estão abrindo as suas próprias agências de navegação devido à expansão de suas rotas, algumas ainda sobrevivem pela credibilidade, confiança e tradição. De acordo com o Sindicato das Agências Marítimas (Sindamar) existem apenas 53 associadas. Uma delas é a Grieg. Fundada por Alex Stabell Grieg, há 75 anos fornece serviço de qualidade pelas oito filiais do país. A matriz localizada em Santos, que abriga o maior porto da América Latina, conta com 90 funcionários.
Na segunda parte do depoimento que retrata a história de uma das mais interessantes figuras da Marinha do Brasil, a vida de Lauro Nogueira Furtado de Mendonça passa a cruzar com o desenvolvimento do maior porto da América Latina, o Porto de Santos.
Parte da história da Marinha e do Porto de Santos presente em uma só pessoa. Ao conceder entrevista para o site PortoGente, os pequenos olhos do comandante Lauro Nogueira Furtado de Mendonça mostraram o quanto ele pode, com sua experiência e vivência, tornar a vida mais fácil e simples, baseada em fatos e histórias relatadas ao longos de duas horas de depoimento.
É a terceira vez que a Marinha do Brasil faz uma escala no Porto de Santos neste ano. Depois de passar a última semana em treinamento de guerra, a esquadra com oito embarcações militares sob o comando do vice-almirante, Aurélio Ribeiro da Silva Filho, foi aberta à visitação pública neste final de semana entre os armazéns 29 e 33. O conjunto composto por quatro fragatas, duas corvetas, um contratorpedeiro - conhecidos como navios-escolta - e um navio-tanque foi visitado por mais de duas mil pessoas.