A ausência do ministro dos Transportes, César Borges, na abertura da InfraPortos, nesta terça-feira (22), em Santos, litoral de São Paulo, permitiu que os temas hidrovias e cabotagem ficassem supervalorizados. O ministro teria sido chamado de última hora para reunião com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Pedro Brito, presidente da Antaq, recebeu todos os holofotes, concentrando-se no programa de expansão da malha hidroviária do País. Segundo ele, de 130 pedidos de licença para operação de novos terminais portuários privados, 45 são de Estações de Transbordo de Cargas (ETCs).
O setor portuário passa por muitas mudanças, inclusive com novo marco regulatório implantado neste ano com a publicação da Lei 12.815. O comando da Secretaria de Portos também sofreu mudanças, com a saída de Leônidas Cristino e a entrada do economista Antônio Henrique da Silveira.
O foco dessas ações é a melhoria da qualidade do gasto público associada aos critérios de sustentabilidade, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência dos recursos utilizados. Entram no PLS iniciativas nas áreas de energia elétrica, água, reaproveitamento de papel, gerenciamento de frota de veículos e contratações públicas, por exemplo.