As empreiteiras Nitshore e Nitport tiveram seus contratos de arrendamento no Porto de Niterói (RJ) antecipadamente prorrogados por 12 anos. A primeira firmou contrato de cerca de R$ 40 milhões e a segunda, de R$ 23 milhões. Os investimentos deverão ser aplicados até 2023.
Leia também
Os dois terminais arrendados ocupam área contígua de 27 mil metros quadrados. As empresas operam em regime de consórcio e são controladas pelo Grupo Shore. Possuem contrato desde 2005, com o prazo fixado inicialmente de dez anos.
O negócio com a Nitshore envolve dois berços de atracação, equipamentos e benfeitorias para movimentação e armazenagem de cargas de apoio offshore, atividades de reparos navais e movimentação de outras cargas em caráter complementar. Já com a Nitport engloba uma área destinada à gestão e exploração do arrendamento do Terminal 1, de uso público, especializado na movimentação e na armazenagem de granéis sólidos e carga em geral.
O Porto de Niterói movimenta cargas offshore para atendimento das empresas exploradoras do pré-sal. Entre os investimentos previstos na renovação dos contratos está o reforço estrutural do cais para sustentação e estabilidade do solo, reforma de piso para dar segurança às operações com guindastes e dragagem de aprofundamento da bacia de evolução do porto e berços para 10 metros de calado operacional.
A prorrogação dos contratos de arrendamento integram o pacote com 57 projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) anunciados pelo governo em agosto deste ano.