Sábado, 20 Abril 2024

No mês de dezembro, as gerências de Meio Ambiente e de Operações realizaram através da Superintendência do Porto de Itajaí (SC), mais uma sequência de treinamento para simulado de emergência.

As ações envolveram os cenários do Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE), do Porto de Itajaí. Destaque quanto às atividades de combate a incêndio e resgate em altura, em que os participantes testaram diversos procedimentos que são adotados em casos de emergência bem como as equipes de resposta.

“Estes exercícios de simulados justamente servem para treinarmos e capacitarmos todos os representantes de órgãos, usuários do complexo, principalmente a classe dos trabalhadores portuários. Acaba sendo um estímulo para os envolvidos que na prática desenvolvem ações rápidas em casos de emergência”, lembrou a gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos.

Neste treino de simulado participaram 48 pessoas, sendo elas servidores do porto e APM Terminals e de outras instituições como brigadistas de incêndio e colaboradores da segurança portuária que atuam junto ao Centro de Controle e Comunicação (CCCOM), da Guarda Portuária, brigadistas de incêndio da APM Terminals, equipes da Suatrans/Ecosorb, Unimed (atuando como espectadores e equipes de socorro), Ogmo e Corpo de Bombeiros, e demais órgãos que compõe o Complexo Portuário de Itajaí.

O Porto de Itajaí forneceu aos seus servidores Brigadistas, que atuam junto a Equipe de Resgate em Altura, um treinamento preparatório para o simulado direcionado para as atividades na área primária do porto e com o apoio dos engenheiros de Segurança do Trabalho da APM Terminals, o treino foi aplicado no berço 1 da área arrendada e berço 3 da área pública.

O objetivo do treino simulado foi promover a integração dos órgãos com o Porto de Itajaí, para que em situações de emergência aconteça total integração dos participantes através de organização e preparação adequada dos envolvidos.

“Nunca tivemos grandes situações de emergência para serem solucionados, porém já passamos por casos pequenos, como ocorrência de leve fagulha ou presença de pequenos princípios de incêndios em algum maquinário, mas acima de tudo nossas brigadas da Guarda Portuária e da APM Terminals sempre estiveram a postos e são muito bem treinados para qualquer tipo de emergência que possa ocorrer na área primária do Porto”, afirma o Gerente de Operações, Ricardo Amorim.

O assessor de direção do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, destaca a importância na realização dos treinos simulados feito pela Superintendência e faz uma análise da atuação destas atividades junto aos órgãos competentes devido ao seu reconhecimento, organização e amplo engajamento por parte dos envolvidos:

“Assim como em outras atividades de prática em simulados de emergência, a Autoridade Portuária tem a responsabilidade de fazer todo o gerenciamento e coordenação destas ações, principalmente na margem direita do Porto. No caso deste simulado em específico para resgates em altura, é extremamente importante porque no ambiente portuário nós temos equipamentos que podem apresentar dificuldades de acesso devido a sua altura, ou seja, estar preparado para este tipo de emergência pode acontecer e quando o efetivo está treinado para este tipo de ocorrência, certamente fica mais fácil na tomada de decisões e assim garante o sucesso do tipo de resgate. Para o Porto de Itajaí é importante ter esse reconhecimento em nível nacional junto a Secretaria Nacional de Portos (SNP) e ANTAQ, pois demonstra que a Autoridade Portuária de Itajaí está cumprindo seu papel”, disse Héder.

De acordo com informações da Gerência do Meio Ambiente, está programado para março de 2018 outro treino de simulado de emergência tendo como desta vez o cenário de “vazamentos de produtos perigosos”, e contará com a participação direta dos representantes dos órgãos intervenientes do Complexo Portuário de Itajaí e demais órgãos de segurança e defesa civil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome