Segunda, 25 Novembro 2024

Recentemente, na Capital paulista, foi discutida a retomada da navegação no rio Tietê. O encontro reuniu representantes da Administração Hidroviária do Paraná (AHRANA/DNIT), Ministério dos Transportes, Marinha do Brasil (Capitania Fluvial do Paraná-Tietê e Estado Maior da Armada), Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) de Jahu, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e representantes do setor empresarial.

Leia também
A navegação na Hidrovia do Rio Tietê
Hidrovias: por enquanto, só planos

Durante o encontro, foram discutidos diversos temas ligados ao setor hidroviário, como a crise hídrica e a navegação na Hidrovia Paraná-Tietê, o uso múltiplo das águas, com destaque para a produção de energia e a navegação, e concessão de hidrovias. Na ocasião, o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, cobrou o andamento das obras de derrocamento do trecho do rio Tietê, próximo à barragem de Nova Avanhandava, no município de Buritama. A obra tornou-se essencial para a retomada da navegação naquele trecho da hidrovia, depois que o nível mínimo operacional do reservatório de Três Irmãos, que já havia sido rebaixado pela usina, caiu ainda mais devido à forte estiagem. O nível mínimo para operação da eclusa é de 323 metros e, hoje, está em 318,5 metros. “Já foi feita a pré-qualificação das empresas que farão a obra e expedida a licença prévia do empreendimento”, informou.

Também diretor da agência reguladora, Adalberto Tokarski também destacou a importância da obra, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e do governo do Estado de São Paulo. “A obra vem amenizar os problemas gerados com a paralisação da hidrovia e a forte estiagem que castigaram o sistema hídrico e a navegação no rio Tietê desde o ano passado”, observou.

Desde abril do ano passado que a navegação na Hidrovia Paraná-Tietê está parada. A paralisação começou depois que a Companhia de Energia do Estado de São Paulo (Cesp), para produzir mais energia, reduziu o nível das águas nos lagos das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos, que são ligados pelo Canal Pereira Barreto, no rio Tietê. A redução da vazão das duas usinas foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Com a paralisação, somente no período maio/novembro, houve uma queda na movimentação de carga na hidrovia de mais de dois milhões de toneladas de mercadorias, como soja, milho, farelo de soja, madeira e celulose.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome