Domingo, 28 Abril 2024

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) está prestes a entrar em operação. Os testes nos trilhos do trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) revelaram que esse percurso já está adequado para os trens circularem. A inspeção foi realizada por empresa especializada, contratada pela Valec, atendendo a determinação do Ministério dos Transportes.

Leia também
Novos projetos de ferrovias no Brasil
Vastos territórios e grandes ferrovias

Os trilhos passaram por uma série de testes que vão desde a verificação visual e inspeção por ultrassom até ensaios laboratoriais de massa, dimensional, dureza, metalográfico, tração e alongamento. A Valec constatou que "todos os lotes considerados estão de acordo com o esperado pelo tipo de material e sua aplicação", e, "não haverá comprometimento à segurança e à vida últil do Trilho".

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de forma a auxiliar na interpretação dos dados, realizou ensaios complementares, constatando que os trilhos TR-57 adquiridos pela Valec atendem tecnicamente à demanda de tráfego da Ferrovia Norte-Sul.

Os mochileiros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram até o trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (Tocantins), que tem mais de 800 quilômetros de extensão, conferir uma das mais importantes obras de transportes do país. 

Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a FNS interligará quatro regiões e nove estados brasileiros. Dos mais de 4 mil quilômetros previstos, 1.574 quilômetros já estão em operação. O investimento é de R$ 25,8 bilhões.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome