Com o maior poder de consumo obtido pelos brasileiros nos últimos anos, os aeroportos do País são a cada dia mais exigidos. Considerados os principais dos temores antes da Copa do Mundo de Futebol iniciar, eles funcionaram bem e bateram recorde de movimento ao londo do maior evento esportivo do planeta. Resta saber se os brasileiros poderão continuar a desfrutar dessa eficiência daqui em diante.
Governos, concessionárias e companhias aéreas reforçaram seus quadros de colaboradores e dedicaram grande atenção para evitar o "caos aéreo", considerado uma certeza por boa parte da imprensa nacional e internacional. E a movimentação de pessoas foi mesmo intensa: de acordo com o Ministério do Esporte, em média 485 mil passageiros passaram por dia nos 21 principais aeroportos brasileiros. Número superior ao do Carnaval 2014 (365 mil passageiros/dia) e ao do Natal/2013 (404 mil passageiros/dia).
Foto: Bruno Merlin/Portogente
Aeroporto de Congonhas recebeu "Fun Zone" para a Copa e esteve bem organizado
O índice de atrasos de voos também ficou abaixo do esperado. Enquanto a média internacional é de atraso em 15% dos voos, durante a competição em território brasileiro somente 7,46% deles atrasaram. No entanto, vários aeroportos, como o de Brasília, ainda estão com obras em andamento e apenas funcionam bem devido à capacidade de improvisação dos envolvidos.
O Ministério não divulgou se os números superaram a expectativa inicial de movimento nos aeroportos. Se o Brasil recebeu mais estrangeiros do que imaginava, é verdade também que muitos deles (os sul-americanos) chegaram ao país utilizando o transporte rodoviário, amenizando os efeitos no tráfego aéreo.
Outro órgão importante para o bom funcionamento dos aeroportos foi a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que fiscalizou de perto as operações das companhias aéreas e distribuiu autos de infração nos casos de desrespeito aos direitos do consumidor. A agência reguladora, no entanto, sempre foi conhecida pela inoperância ao longo de sua existência. A Copa mudará isso e deixará um legado nesse sentido?