O Porto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, perde importância nacional a cada ano. A estrutura portuária é cada vez mais vista como atração turística e a maior parte dos trabalhadores já migrou de atividade para poder sobreviver. É comum navios graneleiros atracarem para descarregar carga e deixarem o porto da capital gaúcha vazios, sem levar produtos para a continuação da rota.
O pós-graduado em Direito Político e suplente de deputado estadual, Vanderlan Vasconcelos (PSB), alega que esta realidade "nos faz pensar até quando nós vamos continuar a esbanjar dinheiro". Ele lembra a concentração do embarque da safra do estado pelo Porto do Rio Grande, criando demanda desnecessária no complexo que também comporta grande terminal de contêineres e um polo naval.
Foto: Carlos Oliveira
Navio mercante Eva partiu de Porto Alegre com porões vazios no início de abril
Uma questão logística importante é que a maior parte das regiões produtoras de grãos no estado ficam mais próximas a Porto Alegre do que de Rio Grande. "Fato que encarece o seu custo. Reduzindo consequentemente a lucratividade. E influenciando de forma negativa a nossa economia", critica Vasconcelos.