Quinta, 28 Março 2024

O Porto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, perde importância nacional a cada ano. A estrutura portuária é cada vez mais vista como atração turística e a maior parte dos trabalhadores já migrou de atividade para poder sobreviver. É comum navios graneleiros atracarem para descarregar carga e deixarem o porto da capital gaúcha vazios, sem levar produtos para a continuação da rota.

O pós-graduado em Direito Político e suplente de deputado estadual, Vanderlan Vasconcelos (PSB), alega que esta realidade "nos faz pensar até quando nós vamos continuar a esbanjar dinheiro". Ele lembra a concentração do embarque da safra do estado pelo Porto do Rio Grande, criando demanda desnecessária no complexo que também comporta grande terminal de contêineres e um polo naval.

Foto: Carlos Oliveira

Navio mercante Eva partiu de Porto Alegre com porões vazios no início de abril

Uma questão logística importante é que a maior parte das regiões produtoras de grãos no estado ficam mais próximas a Porto Alegre do que de Rio Grande. "Fato que encarece o seu custo. Reduzindo consequentemente a lucratividade. E influenciando de forma negativa a nossa economia", critica Vasconcelos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome