📍 Localizado em São Gonçalo do Amarante, Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa

Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa - Foto: Vosmar Rosa
☀️ O Nordeste brasileiro é famoso pelas suas belezas naturais e por atrair milhares de turistas todos os meses para aproveitar o sol, as praias, a culinária e a cultura nordestina. Para além de destino turístico, a região também é conhecida pela liderança na geração de energia limpa e na produção do hidrogênio verde. Pensando nisso, a equipe do #MPorPeloBrasil foi conhecer de perto o Complexo do Pecém, no Ceará, um dos pólos de energia limpa da região.
⚓ Localizado em São Gonçalo do Amarante, cerca de 50 km da capital Fortaleza, Pecém se destaca pela movimentação de cargas, sustentabilidade e pelos projetos de hidrogênio verde, combustível obtido a partir da eletrólise da água com energia solar e eólica.
💬 Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, explica: "É um grande projeto para o futuro, que posiciona o Ceará como um líder global na produção de combustíveis limpos". Ele ressaltou ainda a parceria com a Casa dos Ventos, referência nacional em geração de energia renovável.
🌐 O presidente também falou sobre planos futuros, incluindo a construção do maior data center da América Latina, atraindo grandes empresas de tecnologia. Além disso, está em andamento a instalação de uma planta de amônia verde, que usará vento e sol para transformar hidrogênio verde em combustível sustentável.
📦 Outro ponto importante é o plano de expansão do complexo portuário, que inclui a ampliação do píer 2, dos corredores de utilidades, a implantação do berço 11 e a construção de um berço de acostagem para grandes cargas e projetos voltados ao H2V.
🚢 Destaques
A movimentação de cargas no Complexo do Pecém segue em crescimento. Em 2024 foram movimentadas 23 milhões de toneladas, e a expectativa se mantém para 2025, com aumento no fluxo de contêineres e granéis sólidos.
🍍 A cabotagem também cresce continuamente. Pecém se consolidou como hub de distribuição de frutas frescas — como melão, uva e manga — produzidas no Ceará e no Vale do São Francisco, exportadas para o Brasil e para portos no exterior.
⛓️ Além disso, o porto se destaca pela exportação de minério de ferro, ferro e aço. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou os investimentos em dragagem para atracação de navios maiores: "São mais produtos sendo movimentados, a economia sendo impulsionada e empregos sendo gerados".