Quarta, 16 Julho 2025

🔗 Desvio ferroviário conecta Paulínia a Rondonópolis e fortalece logística do agronegócio

Ligação facilitará o escoamento de biocombustíveis vindos do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio

Desvio Ferroviário Opla - Paulínia - SP

📸 Crédito: divulgação Ultracargo

Maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, a Ultracargo anuncia a finalização de um importante projeto de infraestrutura: um desvio ferroviário ligando Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT), por meio da Opla – joint venture entre a Ultracargo e a BP.

Com esse novo corredor logístico, será possível escoar o etanol de milho produzido no Centro-Oeste e enviar derivados de petróleo para abastecer o agronegócio da região. A operação reforça a proposta da empresa de criar soluções integradas, sustentáveis e de alta eficiência para o setor logístico brasileiro.

📊 Destaques técnicos:

  • Extensão: 4,4 km de linhas férreas
  • 14 posições de carga e 28 de descarga
  • Conexão com a malha ferroviária da Rumo
  • Composições com até 80 vagões nos dois sentidos
  • Capacidade estática: 180 mil m³
  • Movimentação anual: até 6 milhões de m³ (3 mi de etanol + 3 mi de derivados)
  • Investimento: R$ 200 milhões desde 2023
“Ao facilitar o escoamento da produção de etanol de milho e garantir o fornecimento de combustíveis para o Centro-Oeste, reforçamos nosso papel como provedores de soluções logísticas que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio.”
— Fernando Dihel, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Ultracargo

Segundo o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o Brasil é hoje o 2º maior produtor mundial de etanol de milho. A safra 2024/25 registrou um aumento de 30% na produção nacional, alcançando 8,2 milhões de m³. O estado do Mato Grosso sozinho produziu 6,7 bilhões de litros, sendo 5,62 bilhões provenientes do milho.

Fulvius Tomelin

“Para sustentar esse crescimento, é fundamental investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste, onde a ferrovia se consolida como o modal mais eficiente e ambientalmente responsável.”
— Fulvius Tomelin, CEO da Ultracargo

“Além de reduzir a circulação de caminhões e a poluição sonora, essa substituição por trens pode reduzir em até 35% as emissões de CO₂ — o equivalente a cerca de 51 mil toneladas a menos por ano.”

Para os próximos anos, a companhia prevê a expansão do terminal de Rondonópolis, nova estrutura em Santos (SP) e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO) em 2025, fortalecendo a logística no Arco Norte.

“Nosso foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil.”
— Fulvius Tomelin, CEO da Ultracargo

📍 Sobre a Ultracargo: A Ultracargo é uma das maiores empresas brasileiras de soluções logísticas integradas para granéis líquidos. Com capacidade estática superior a 1 milhão de m³, opera em sete estados e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Além disso, é sócia da Opla e está em fase de implantação do terminal de Palmeirante (TO), com inauguração prevista para 2025.

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