Empresa reduz consumo de combustível com uso de IA e defende expansão do modal marítimo como solução logística sustentável no país
Foto: Abralog
O transporte de cargas por cabotagem segue ganhando espaço como alternativa para reequilibrar a matriz logística brasileira. Apesar de o país dispor de quase 8 mil quilômetros de costa navegável, o modal marítimo ainda representa apenas 12% do total transportado, frente aos 60% concentrados no modal rodoviário. A expectativa, no entanto, é que essa participação avance nos próximos anos, com o apoio de investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e mudanças regulatórias.
Entre as empresas que têm apostado nesse caminho está a Norsul, uma das maiores empresas brasileiras de navegação e integração logística do país. Com rotas que conectam o Norte ao Sul do Brasil e cargas que incluem bauxita, aço, celulose, grãos, químicos e derivados claros, a companhia tem buscado aliar sua expertise em cabotagem ao uso de tecnologias de ponta para aumentar a eficiência operacional.
Uma das frentes em destaque é a aplicação de Inteligência Artificial (IA) nas operações. Em parceria com a Dharma-AI, a Norsul desenvolveu projetos que resultaram em ganhos relevantes, como a redução de cerca de 40 toneladas mensais no consumo de combustível de suas embarcações próprias. A economia foi alcançada por meio do cruzamento de dados operacionais, como tempo de carga e descarga, tempo de fila, taxa de consumo e rotas percorridas. O projeto também otimizou o uso dos ativos e a frequência de abastecimento.
Além dos impactos diretos na operação, a tecnologia tem sido incorporada em iniciativas de capacitação interna. A companhia vem promovendo o letramento em IA Generativa entre suas equipes administrativas, com foco no desenvolvimento da aprendizagem contínua como competência estratégica. "Implantamos um projeto para apoiar nossos colaboradores a desenvolverem a capacidade de aprender continuamente, que acreditamos estar alinhado com esse momento histórico. Temos colhido ótimos resultados no desenvolvimento dessa nova prática", afirma Aline Carvalho, diretora de Gente, Gestão e Frota da Norsul.
Na visão da executiva, a inovação só gera valor real quando acompanha transformações culturais. "As pessoas ainda acreditam que podem fazer as coisas sozinhas, há uma resistência natural. Medo de perder seu espaço, seu lugar. Mas cada pessoa tem seu talento único. Olhar para o indivíduo tem a ver com a cultura de inovação", destaca.
Responsável pela concepção técnica dos projetos, a Dharma-AI também atua na formação das equipes que operam as soluções internamente. "Passamos as ferramentas para que eles se desenvolvam cada vez mais. Atuamos nos cenários mais especializados e complexos", afirma Gabriel Renault, CEO da empresa. Para ele, é fundamental que os projetos de IA tenham foco em resultados concretos e impacto nos negócios, evitando aplicações genéricas ou desconectadas da operação.
Cabotagem como alternativa mais segura e sustentável: a perspectiva da Norsul no debate logístico
Recentemente, executivos da Norsul participaram de um bate-papo durante a Intermodal 2025 sobre os desafios e as oportunidades da logística no país. Para os especialistas, a cabotagem tem um papel estratégico no redesenho da matriz logística brasileira. "O custo de combustível é muito menor. A eficiência é grande. Carregamos grandes volumes, que chegam a equivaler a 2 mil caminhões — que, enfileirados, chegam a 60 km", afirmou Christiam Lachmann, diretor de Chartering e Operações da companhia.
Para Aline Carvalho, a cabotagem se mostra especialmente competitiva para percursos acima de 500 quilômetros. "É um modal mais seguro, pois os índices de acidentes e roubos de carga chegam perto de zero; e é muito mais sustentável, pelo menor consumo de combustível por quilômetro rodado. Economicamente também é mais viável", analisou.
Entre os principais entraves à expansão do modal, estão a falta de infraestrutura voltada ao transporte marítimo e a escassez de mão de obra qualificada. "Muitas vezes as cargas são levadas diretamente para o interior, sem passar pelos portos. A infraestrutura nacional ainda não é pensada com foco no transporte marítimo", observou Aline. No que diz respeito à formação profissional, a executiva defende a articulação do setor privado como parte da solução. "Estamos nos organizando para discutir formas alternativas de ampliar a formação e qualificação de marítimos. Não há uma solução simples, mas acreditamos que unindo esforços podemos fazer a nossa parte para alavancar o setor."
Com resultados consistentes no uso de IA e atuação consolidada na cabotagem, a Norsul reforça sua aposta em uma logística mais inteligente, segura e alinhada aos desafios de sustentabilidade do setor. A integração entre inovação e modal marítimo se apresenta como um dos caminhos mais promissores para o futuro do transporte de cargas no Brasil.
Sobre a Norsul
A Norsul, empresa brasileira de navegação e integração logística com sede no Rio de Janeiro, possui 61 anos de experiência em cabotagem no Brasil. Protagonista no crescimento da navegação brasileira desde a sua fundação, em 2023 transportou 16 milhões de toneladas de granéis sólidos (como cimentos, minerais, produtos siderúrgicos e outras commodities) e granéis líquidos (hidrocarbonetos, derivados e biocombustíveis), com receita de R$ 1,5 bilhão no período. A empresa possui 20 embarcações próprias destinadas à cabotagem e ao longo curso e opera com bases de apoio nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.