No primeiro dia de evento, empresas expositoras destacam inovação em mobilidade elétrica, logística integrada e automação intralogística
São Paulo, 22 de abril de 2025 – A 29ª edição da Intermodal South America, maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior das Américas, reúne lançamentos e estreias de destaque, com foco em soluções sustentáveis e automação inteligente.
Imagem: Intermodal SA
A BYD anunciou, na feira, o lançamento nacional do Dolphin Mini Cargo, versão elétrica adaptada para entregas urbanas de pequeno porte, com autonomia de 280 km e capacidade de 289 kg. A novidade atende à crescente demanda da logística de última milha e à transição para frotas sustentáveis. O veículo já está em operação nos Correios.
Também em destaque, o caminhão elétrico eT5, voltado para entregas de média escala, e a empilhadeira ECB35, agora equipada com o sistema de telemetria e-Connect. A empresa ainda apresenta uma maquete do Skyrail, monotrilho da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
Terminais Portuários
A CS Portos, controlada pela CS Infra do Grupo Simpar, apresentou, em parceria com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), as melhorias nos terminais ATU 12 e ATU 18, localizados no Porto de Aratu, em Candeias (BA). O investimento total da CS Portos nos terminais ultrapassa R$ 900 milhões nos primeiros três anos de operação (iniciada em 2022), com a conclusão das obras prevista antes do prazo da concessão, em junho de 2025.
As melhorias no ATU 12 aumentaram a capacidade de movimentação de carga em 3,5 vezes, permitindo movimentar até 6 milhões de toneladas por ano, com capacidade de estocagem de 570 mil toneladas. O terminal pode agora receber navios de até 125.000 DWT (post-Panamax), e a capacidade de movimentação diária aumentou de 3 mil para 20 mil toneladas. O ATU 18, em fase final de obras, terá capacidade para movimentar 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, com capacidade inicial de estocar 120 mil toneladas, podendo alcançar até 7,5 milhões de toneladas após expansão.
Com a ampliação das capacidades de operação, armazenamento e movimentação de carga, a produtividade dos terminais passará de 300 para 2.000 toneladas por hora, contribuindo para a eficiência logística, especialmente para o agronegócio e os setores de mineração no Nordeste e no Brasil.
Reach Stacker Elétrica Movida a Lítio
A Heli Brasil, líder em soluções de movimentação de cargas elétricas, apresentou ao mercado brasileiro a primeira Reach Stacker elétrica movida a lítio. O equipamento representa um avanço em eficiência e sustentabilidade para operações portuárias, industriais e logísticas, oferecendo uma alternativa às máquinas tradicionais a diesel.
A Reach Stacker Heli possui uma capacidade de carga de 45 toneladas, é equipada com o spreader Elme 817 e oferece precisão e versatilidade na movimentação das cargas. Com autonomia de mais de seis horas ininterruptas e recarga em apenas duas horas, o equipamento foi projetado para atender a rígidas demandas ambientais e operacionais. Seu sistema de recuperação de energia otimiza o consumo energético ao aproveitar a frenagem e o movimento da lança telescópica. A Heli Brasil oferece garantia de seis anos ou 12 mil horas nas baterias de lítio.
O design da cabine foi pensado para conforto e ergonomia, com sistema de deslizamento hidráulico controlado eletronicamente, ar-condicionado, porta USB e assento com suspensão hidráulica. A operação silenciosa (nível de ruído de 72 dB) contribui para a redução da fadiga do operador durante longos turnos de trabalho.
Automação Intralogística Nacional
Com tecnologia 100% brasileira, a WEG e a Senior Sistemas apresentaram a integração entre o robô autônomo WMR e o sistema de gestão de armazéns WMS. A solução oferece eficiência, segurança e ergonomia nos processos logísticos, com robôs operando já em fábricas no Brasil e México.
Os robôs contam com autonomia de até 10 horas, recarga rápida e gestão em tempo real de múltiplas unidades. A parceria também é tema da palestra "Logística 4.0", que explora tendências como TMS, WMS em nuvem e plataformas integradas.
A Intermodal South America 2025 acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo mais de 500 marcas expositoras do ecossistema logístico do Brasil e do mundo.
Serviço:
Intermodal South America – 29ª Edição
Data: 22 a 24 de abril de 2025.
Local: Distrito Anhembi.
Horário: das 13 às 21h.
Mais informações: Clique aqui
Sobre a Informa Markets: A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.