A inteligência artificial (IA) já se mostrou uma ferramenta essencial para transformar vários setores, entre eles o logístico, trazendo benefícios significativos para a economia e a sustentabilidade. Esse avanço será ainda mais impulsionado em 2025, pela adoção de ciclos de reabastecimento mais curtos, facilitados pelo nearshoring.
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“A IA permitirá aos varejistas uma precisão inédita nas previsões de demanda, ao analisar dados históricos, tendências sazonais e variáveis macroeconômicas. Com isso, erros de excesso ou falta de estoque, que costumam impactar negativamente a rentabilidade, serão significativamente reduzidos”, diz Mario Veraldo, especialista no setor com mais de 30 anos de experiência e CEO da empresa de logística MTM Logix.
De acordo com a empresa de inteligência McKinsey, estima-se que as companhias de logística globais devem gerar mais US$ 1,3 e US$ 2 bilhões anuais durante os próximos 20 anos, graças à adoção da IA nos seus processos. No Brasil, a projeção é que até 2030 os investimentos do setor ao redor da IA continuem a crescer a uma taxa anual de 27,6%.
Eficiência e redução de custos
A otimização das rotas de entrega é outro benefício crucial da IA podendo reduzir os custos em até 30%. Por meio do uso de dados em tempo real, como condições de tráfego e alertas meteorológicos, os varejistas poderão ajustar as rotas de transporte, garantindo entregas mais rápidas e com menor custo operacional. A consolidação inteligente de entregas também contribuirá para a redução de custos com combustível e manutenção de veículos, resultando em uma logística mais eficiente e econômica.
Sustentabilidade e prevenção de desperdícios
O impacto da IA vai além da eficiência operacional, também é um motor de transformação sustentável. De acordo com Veraldo, ao alinhar os níveis de estoque com a demanda real, a IA ajudará a evitar o desperdício de produtos, especialmente em categorias perecíveis como alimentos e medicamentos. A redução de excessos de estoque não só impede o desperdício de recursos, mas também contribui para a preservação de uma imagem de marca responsável, alinhada com as crescentes expectativas dos consumidores em relação ao meio ambiente.
“A sustentabilidade também será potencializada pela capacidade da IA de monitorar, em tempo real, condições críticas de armazenamento, como a temperatura de produtos em cadeias refrigeradas. Isso permitirá que os varejistas identifiquem problemas rapidamente, evitando danos à qualidade dos produtos e, por conseguinte, o desperdício”, explica Veraldo.
Por fim, a IA também pode prever devoluções e redistribuir estrategicamente esses produtos, garantindo que voltem ao mercado o mais rápido possível e minimizando ainda mais o desperdício.
Revolução na entrega de última milha
A entrega de última milha, um dos maiores desafios logísticos, será significativamente aprimorada com a IA. A otimização de rotas, aliada à dados de consumidores, permitirá uma entrega mais ágil e econômica. A implementação de centros de distribuição locais, ou “dark stores”, também facilitará a redução dos tempos de entrega, proporcionando uma experiência superior ao cliente.
Próximos passos para a adoção de IA
Para as empresas que ainda não adotaram soluções baseadas em IA, Veraldo recomenda começar com uma avaliação interna das áreas que mais se beneficiariam dessas tecnologias como RPA (Robotic Process Automation) para melhorar a eficiência operacional, reduzir erros e aumentar a velocidade dos processos; Blockchain para assegurar a transparência e a segurança das transações; Internet das Coisas (IoT), para monitorar em tempo real o status de produtos e veículos; Gêmeos digitais, que permitem simular e analisar processos logísticos em um ambiente virtual, entre outras.
“Investir em um projeto piloto focado em um desafio logístico específico, como previsões de demanda ou otimização de rotas, é uma maneira eficaz de demonstrar resultados rápidos e justificar investimentos futuros. É essencial, também, garantir uma base sólida de dados e capacitar as equipes para maximizar os resultados dessa transformação tecnológica”, diz o CEO.
Para as empresas que adotarem essas inovações, o futuro é promissor – oferecendo não apenas uma vantagem competitiva, mas também contribuindo para um planeta mais sustentável.
Sobre MTM Logix
A MTM Logix é uma empresa 100% focada em torres de controle para embarques internacionais. Ela cria soluções totalmente personalizáveis, automatizadas e escaláveis para seus clientes. A empresa atende clientes no México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Brasil e Estados Unidos. A empresa combina tecnologia e atendimento ao consumidor de maneira incomparável para fornecer um nível único de controle às remessas de seus clientes.