A gestão da cadeia de suprimentos é um processo de gerenciamento estratégico dos fluxos organizacionais (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando apoiar e melhorar os objetivos corporativos. A gestão adequada de recursos permite uma produção voltada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa, pelo preço e nas condições que ele deseja.

gestao tecnologia pix
Imagem de rawpixel publicada no banco de imagens Pixabay

Termo primeiramente lançado no Financial Times, Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) envolve o fluxo de bens e serviços de maneira eficiente. O sistema abrange todas as etapas envolvidas na aquisição de matérias-primas até os produtos finalizados, de maneira otimizada e agregando valor ao cliente. Como qualquer empresário de sucesso dirá, o GCS é uma parte extremamente crucial das operações.

Entre outras importantes funções, é o GCS que estabelece forte comunicação e relacionamento com os fornecedores, ajudando a evitar atrasos nas remessas e a minimizar erros logísticos. Ainda, uma gestão eficiente oferece melhor poder de negociação para obter as melhores taxas e produtos no menor tempo possível. Por sua vez, isso reduz os custos de estoque e melhora o planejamento e a eficiência gerais das operações.

Tudo isso garante que uma determinada empresa possa oferecer um alto nível de serviço ao cliente e, por sua vez, proporcionar bons resultados financeiros. Com isso em mente, é indiscutível a importância de uma boa gestão. No entanto, às vezes essa é uma tarefa bastante difícil. Para ajudar aos iniciantes no tema, apresentamos uma lista de três dicas essenciais para ajudar nessa importante tarefa.

#1 Invista em aperfeiçoamento da equipe

Qualquer empregado trabalhando na gerência de uma cadeia de suprimentos dirá que fazer o trabalho de forma eficiente e simplificada é como correr em uma pista de obstáculos diariamente. O amanhecer de cada novo dia traz seu próprio conjunto de problemas a serem resolvidos, principalmente com mercadorias caras, frágeis ou perecíveis. Portanto, estratégias de desenvolvimento da equipe se tornam essenciais.

Treinamentos constantes são fundamentais para preparar uma equipe para diferenciar uma empresa de seus concorrentes. Cada vez mais, o diferencial de uma marca está na experiência que ela entrega aos seus clientes no ato da compra, e não apenas na qualidade dos seus produtos ou serviços. Isso vale para qualquer negócio. Um site provedor de cassino online no Brasil, por exemplo, jamais poderia obter sucesso sem uma equipe aperfeiçoada e capaz de atender aos anseios do público-alvo da empresa. O mesmo acontece com a GCS. As estratégias de desenvolvimento de equipe envolvem treinamento formal, mas também treinamento no local de trabalho, coaching, mentoring e rodízio, entre várias atribuições e treinamento com base na modelagem de cenários.

#2 Aposte em novas tecnologias

A tecnologia desempenha um papel imprescindível no fortalecimento do GCS. Por exemplo, implementar um bom sistema de gestão de armazenamento é o que ajuda empresas de sucesso a otimizar suas atividades. Ainda, empresas que desejam atingir um alto nível organizacional também devem considerar investir em software de gestão de transporte, como o Supply Chain Solutions.

O uso de sistemas computadorizados de remessa e rastreamento ajuda a integrar todas as operações em um painel. Além disso, é possível ter esse painel em dispositivos móveis, o que significa ter a possibilidade de organizar dados de inventário, gerenciar remessas, monitorar a distribuição etc. – tudo no conforto do escritório ou nas mãos do usuário.

caminhoes ferrari iveco
Imagem de Gregor publicada no banco de imagens Pixabay

#3 Encontre fornecedores seguros

É impossível esquecer da importância de encontrar os fornecedores certos. Ao escolher fornecedores, o custo não é o único fator. O mais importante é selecionar fornecedores confiáveis. Isso permite a responsabilidade de oferecer a melhor qualidade ao cliente possa ser cumprida. É importante fazer uma pesquisa completa para identificar aqueles que têm uma forte reputação em manter altos padrões de qualidade, atendimento ao cliente e praticar formas éticas de fazer negócios.

Essas três dicas são fundamentais para alavancar uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Aperfeiçoe a equipe, agarre-se em novas tecnologias e encontre fornecedores seguros. 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s