No dia 31 de maio último, foi realizada a segunda movimentação de granito do ano no Porto de Salvador (BA). Dessa vez, foram carregadas 2,5 mil toneladas da rocha no navio Grouse Arrow, que seguem com destino à cidade francesa de Sète. A primeira operação do ano no porto da capital baiana exportou 1,8 mil toneladas para Antuérpia, na Bélgica. Ambas foram de responsabilidade da operadora portuária Intermarítima.

Com duração de 24 horas, a operação envolveu 12 trabalhadores avulsos portuários (TPAs), entre capatazias, conferentes, vigias e estivadores. A logística conta com oito carretas, que trazem os blocos da BR-324 para o acostado do navio.

Porto de Salvador é o canal exclusivo utilizado para a movimentação do granito extraído das minas do Sul da Bahia para o mercado exterior. No ano passado, foram exportadas cerca de 13 mil toneladas do produto que é utilizado na construção civil, pavimentações em geral e revestimentos.

No ranking mundial de exportadores da rocha, o Brasil fica em terceiro lugar, respondendo por 30% do volume que abastece os EUA.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s