Segunda, 29 Abril 2024

Fernando Umbria é consultor em energia elétrica pela LPS Consultoria Energética e mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná. Davi Faria é diretor da VIEX Americas e gestor de eventos nacionais e internacionais nas áreas de energia, infraestrutura e meio ambiente

Os constantes aumentos da energia elétrica e a previsão de que as tarifas continuem altas têm levado os grandes consumidores, em que a eletricidade se caracteriza como componente estratégico em suas atividades, a buscarem alternativas e a retomarem projetos voltados à gestão eficiente e redução dos custos de energia em suas atividades.

Nesse cenário, os responsáveis pela gestão de energia e utilidades nas indústrias de diferentes portes e em grandes estabelecimentos comerciais têm tido um grande desafio na definição e contratação de projetos que visem minimizar o impacto desses aumentos. Opções como autoprodução, eficiência energética, cogeração de energia, migração para o mercado livre, entre outros, voltam à avaliação dos executivos e se tornam alternativas viáveis atualmente.

Os desafios para viabilizar esses projetos são indagações frequentes de gestores de indústrias, shoppings centers, supermercados, universidades, empresas de varejo, entre outros grandes consumidores de energia que frequentam o curso Redução do Custo de Energia que ministramos em parceria com a VIEX Americas. Seguem na sequência algumas destas preocupações e alternativas viáveis para redução dos custos com energia elétrica.

 

Gestão de preços e tarifas

No atual contexto regulatório e econômico é necessário entender ainda mais os fatores que influenciam a volatilidade dos preços e o aumento das tarifas. Hidrologia desfavorável, definições regulatórias e estruturais no setor elétrico e os aumentos dos custos de geração de energia são alguns desses fatores. Um correto planejamento e uma gestão dos riscos inerentes ao setor certamente trará ganhos para o negócio.

 

Eficiência energética

Muito se fala sobre eficiência energética e como pequenas mudanças em processos podem influenciar na conta de energia no fim do mês. Mas, quais são as experiências de sucesso em eficiência energética? Como mensurar os resultados já obtidos? Qual deve ser o passo a passo para implementação de um projeto desse nível de complexidade? O grande desafio para os gestores de energia, quando o assunto é eficiência energética, é realizar uma avaliação adequada dos processos e equipamentos que podem ser melhorados e montar um planejamento para implementação dessas alterações. A tríade avaliação, implementação e análise dos resultados deve ser uma das prioridades para projetos de eficiência energética.

 

Geração de energia própria

A autoprodução de energia tem sido uma alternativa bastante procurada por consumidores de energia de diferentes portes que buscam maior segurança no abastecimento e redução com os custos de energia. As possibilidades de projetos hoje são muitas e vão desde projetos menores de microgeração de energia solar até projetos de maior porte de geração distribuída. Os principais desafios para os gestores de energia são: a viabilidade econômico-financeira do projeto e as mudanças na regulamentação direcionadas a esses empreendimentos.

 

Mercado livre de energia

É um bom momento para migrar para o mercado livre? Quais os riscos do mercado cativo e livre? O consumidor de energia, independente de seu porte e setor de atuação, possui essas preocupações no dia-a-dia. Entender o contexto atual do mercado livre, os riscos financeiros e de mercado e as perspectivas de preços de curto e longo prazos são alguns dos pontos principais para o planejamento energético das empresas.

Analisar a viabilidade econômica, os custos de implantação e o retorno sobre o investimento são importantes regras para a escolha de quaisquer das alternativas de redução de custos acima listadas. E, certamente o momento de aumento das tarifas torna urgente essa análise e decisão, para garantir a competitividade do negócio e de seus produtos.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome