Por Fabrício Santos, diretor da onBlox, empresa que desenvolve softwares para a gestão de armazéns e frotas
O gestor é uma figura importante em qualquer frente de negócio, e na logística não seria diferente, especialmente quando este é um setor que só cresce no mundo. De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado de frete e logística no Brasil é estimado em US$ 104 bilhões em 2024 e deve chegar ao patamar de US$ 129 bilhões em 2029. No mundo, esse montante chega a US$ 6 trilhões apenas neste ano.
Dada a relevância do setor e a tendência de crescimento, as empresas precisam de gestores que consigam contornar os desafios e atender às complexidades das áreas e, neste caso, a gerência de logística é a protagonista neste desafio, pois é responsável por supervisionar o armazém, planejar rotas e coordenar o abastecimento, a reposição de produtos, as entregas de pedidos e as encomendas, além de monitorar frotas.
Não é um serviço simples, exigindo muita proatividade, concentração, comunicação e organização. No entanto, existem cinco práticas essenciais que podem ajudar o gestor a desempenhar um trabalho altamente eficaz. Confira abaixos:
1. Liderança e comunicação - é necessário que um líder seja capaz de gerar inspiração e se comunicar claramente com a equipe e clientes. Também é preciso trabalhar de maneira eficiente com o tempo disponível, além de controlar as tarefas e funções do time, planejando estrategicamente as demandas da empresa.
2. Familiaridade com a tecnologia - um ponto muito importante para o gestor de logística é estar aberto à inovação e à adesão de novas tecnologias, bem como possuir adaptabilidade à mudança e ao aprendizado contínuo. Por isso, é preciso se manter atualizado sobre as últimas tendências, pesquisar e avaliar constantemente novas ferramentas que podem ser úteis para otimizar a gestão da frota, sendo importante investir em gestão de frotas com softwares completos que ofereçam funcionalidades como rastreamento de veículos; monitoramento de consumo de combustível; controle de manutenções; gestão de motoristas e relatórios gerenciais.
Também é útil adotar aplicativos móveis específicos que contribuam para a rotina logística, já que, com eles, os motoristas têm acesso a informações críticas em tempo real, como rotas, prazos de entrega e comunicados da empresa.
3. Controle do armazém - em qualquer empresa logística é essencial fazer gerenciamento do estoque, monitorando as informações das mercadorias em tempo real. Uma estratégia para isso é contar com um WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), tecnologia que permite um controle preciso do estoque, além de aumentar a eficiência operacional, reduzindo erros humanos, como falhas na contagem de produtos.
4. Análise de indicadores de desempenho - para traçar estratégias é preciso monitorar o desempenho da equipe. Então, é importante definir os indicadores de performance (KPIs) mais relevantes para a frota, como tempo de entrega, consumo de combustível, índice de sinistralidade, quilometragem percorrida e custos por quilômetro. Com isso, é possível analisar os dados coletados para tomar decisões estratégicas que impactam positivamente a frota, como ajustar rotas, implementar programas de treinamento para motoristas e buscar novas tecnologias para otimizar a operação.
6. Aprimoramento constante - para se manter atualizado e melhorar suas habilidades na gestão de frotas é essencial que o gestor participe de treinamentos, cursos e eventos; leia livros e artigos especializados; troque experiências com outros profissionais via fóruns e comunidades; e busque mentores experientes para orientação e insights.
A proatividade do gestor fará toda a diferença na equipe, já que um profissional dedicado e aberto às novas demandas e mudanças consegue liderar a empresa rumo ao sucesso, torná-la competitiva e, sem dúvida, se diferenciar no segmento em que atua.