Sexta, 19 Abril 2024

publicado originalmente por Ricardo Pupo Larguesa (*) no blog Tecnologia Portuária

Em outubro de 2018, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou o seu Sistema de Desempenho da Navegação (SDN). A apresentação foi realizada em Brasília pelo Gerente de Regulação da Navegação Marítma, Rodrigo Trajano. O SDN é um sistema informatizado que tem por finalidade receber, pela Internet, informações técnicas e operacionais sobre frotas das empresas brasileiras de navegação, suas atividades operacionais e preços.

artigo ricardolarguesa sdn antaq

O sistema foi submetido a uma fase de testes, disponibilizando o acesso ao módulo de apoio portuário para a iniciativa privada experimentá-lo. Assim, as empresas podem enviar sugestões de melhorias. O diretor-geral da Antaq, Mário Povia, pediu que o setor regulado envie sugestões para que a Agência incremente a ferramenta tecnológica. E destacou que o objetivo do SDN é conhecer o setor, e não controlar preços.

É uma excelente iniciativa. Porém espera-se que, diferentemente do que o módulo atual utilizado para serviços de transporte e travessia, haja uma interface de integração que permita que as empresas possam sincronizar os seus dados sem a necessidade de alocar funcionários para fazer essa tarefa manualmente. Isso porque a automatização garante consistência das informações (uma vez que a operação manual permite falhas humanas), agilidade no processo e evita custos adicionais com mão-de-obra. Empresas como a T2S podem ajudar os trabalhos de companhias de navegação neste processo.

Vamos aguardar as novidades e torcer!

(*) Ricardo Pupo Larguesa é engenheiro da computação e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios Internacionais. Professor do ensino superior e sócio da T2S, desenvolvedora de sistemas de logística portuária, é apaixonado por Tecnologia e por Operações Portuárias

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome