Desde a saída do exército americano do Iraque, em dezembro do ano passado, um dos receios das empresas ávidas por ampliarem seu comércio com o país era quanto ao aumento da insegurança na região.
Não será nada fácil a tarefa do novo presidente da operadora de telefonia móvel italiana TIM, Andrea Mangoni. Recém-empossado no cargo, sua principal missão será recuperar a desgastada imagem da operadora no Brasil, imersa numa crise, sem precedentes.
As empresas interessadas em ampliar o Porto de Natal serão conhecidas até o dia 10 de outubro. Ontem a licitação do quarto cais de atracação no empreendimento (o chamado berço 04) entrou na fase de habilitação das empresas, mas o nome das concorrentes por enquanto não pode ser divulgado. No início do processo licitatório, 30 empresas compraram o edital na administradora do porto, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Agora restam apenas cinco consórcios habilitados, cada um com duas empresas. A abertura das propostas é aguardada porque a ampliação representa um passo decisivo no sentido de tornar economicamente viável o Porto de Natal.
Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de Habeas Corpus (HC 115076) que aponta a inépcia de denúncia apresentada conta dois empresários por crimes previstos na Lei de Licitações (Lei 8.666/93). Eles respondem por supostas irregularidades cometidas em contrato de arrendamento com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que concedeu o direito de utilização de áreas do Porto de Santos.