O índice de pontualidade dos 15 aeroportos que participam da Operação Fim de Ano durante o período de 30 de dezembro a 5 de janeiro chegou a 95,1%. Este é o melhor resultado verificado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) durante o esquema especial montado para atender à alta demanda de passageiros da época. O esquema especial segue até o dia 10 de janeiro.
Neste quarto balanço divulgado pela SAC desde o início da operação especial, das 15.174 partidas programadas, somente 4,9% saíram com atraso superior a 30 minutos. No ano anterior, o percentual verificado no mesmo período foi de 5,7%.
O resultado atende à meta definida pela Secretaria, companhias aéreas e autoridades responsáveis pela gestão aeroportuária no País, que é manter os atrasos abaixo de 15%. Nos três balanços anteriores da Operação, esse índice foi de 13% (10 a 15/12), 10,2% (16 a 20/12) e 9% (21 a 29/12).
A operação
A Operação Fim de Ano é um procedimento padrão acordado e alinhado entre setor público e iniciativa privada que fazem o setor aéreo funcionar em esquema de reforço no País.
A expectativa é que até o dia 10 de janeiro mais de 20 milhões de passageiros movimentem os 60 aeroportos administrados pela Infraero, seis concedidos e terminais regionais. Somente nos 15 aeroportos da operação, serão 16 milhões de passageiros. Estão previstos cerca de 157,6 mil pousos e decolagens até o fim do período.
Os terminais que integram a operação são: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT).
Fonte: Portal Brasil com informações da Secretaria de Aviação Civil