O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) está discutindo a criação de um observatório de pesquisa e inovação. A proposta visa atender uma demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no sentido de identificar como as unidades de pesquisa da pasta poderão dar apoio às Plataformas do Conhecimento.
Leia também
Nanorobôs: a vida imitando a arte
Pesquisa pública e inovação: a agricultura na vanguarda
Para o Ibict, o apoio às plataformas poderá ser viabilizado mediante o desenvolvimento de fontes de informação sistematizadas e análises sobre, por exemplo, tendências tecnológicas.
No último dia 3, o instituto promoveu reunião para apresentar proposta ao projeto. Elaborado pela doutora Maria Carlota de Souza Paula, que fez uma apresentação para a diretoria da instituição, o estudo compreendeu o levantamento dos observatórios existentes no Brasil e no exterior, além do desenho do que poderá vir a ser o órgão a ser criado.
"O objetivo desta proposta, que será analisada detalhadamente pela diretoria do Ibict, é auxiliar o desenvolvimento desse observatório", destacou Maria Carlota.
"Ele tem como intuito gerar e difundir estudos, informações e outros produtos informativos sobre o estado atual e tendências da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil, tendo em vista as políticas e o desenvolvimento de CT&I".