Quinta, 14 Agosto 2025

💰 EUA elevam tarifas sobre produtos da Índia em resposta às compras de petróleo russo

Tarifas EUA Índia Banco de imagens/Canva

No dia 6 de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que eleva para 50% as tarifas sobre produtos importados da Índia. A medida é uma resposta direta à continuidade das compras de petróleo russo pelo país asiático 🌏⚡.

A restrição das relações comerciais com nações que mantêm laços energéticos com a Rússia é estratégica, visando isolar o governo de Vladimir Putin. No Brasil, a decisão pode gerar impactos indiretos, como reconfiguração de fluxos comerciais, oportunidades pontuais de exportação e maior volatilidade nos preços de commodities 📈.

⚖️ Paralelamente, tramita no Senado dos EUA o projeto de lei Sanctioning Russia Act of 2025, que prevê tarifas de até 500% sobre importações de países com relações comerciais com a Rússia. Embora o Brasil não seja alvo direto, o país é um dos maiores compradores de diesel russo no mercado marítimo.

Levantamento do London Stock Exchange Group (LSEG) e da AEB aponta que, nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil importou 1,121 milhão de toneladas de diesel russo, aumento de 830,5% em relação ao mesmo período de 2023. Para Vitor Sabag, especialista em combustíveis da plataforma Gasola, as consequências são claras: "O Brasil está exposto a um efeito dominó. Qualquer restrição que afete o diesel russo, mesmo de forma indireta, pode gerar reflexos imediatos nos preços internos".

Sabag destaca que, diante do cenário, é necessário rever e diversificar a estratégia de importação. "Quando um grande player como os Estados Unidos impõe barreiras comerciais, o Brasil precisa agir preventivamente para não ficar refém de oscilações externas cada vez mais frequentes e imprevisíveis", explica.

Já há movimentações entre distribuidoras e refinarias brasileiras para diversificar fornecedores e rotas de abastecimento. "Algumas empresas têm buscado alternativas na África Ocidental e Ásia, mas as operações são mais caras e logisticamente complexas. Se as sanções se intensificarem, a consequência pode ser sentida diretamente nas bombas ⛽, com alta nos preços e pressão sobre toda a cadeia logística", conclui Sabag.

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