Segunda, 25 Agosto 2025

🚢 Porto de Santos recebe ministros e inicia obras estratégicas

Atividade contou também com assinatura de parceria para dois novos berços na Alemoa.

image004pref

Os ministros de Estado Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), juntamente com o ministro Bruno Dantas, do TCU e relator do processo do leilão do túnel Santos-Guarujá, estiveram nesta quinta-feira (21/08) no cais da Marinha, no Porto de Santos.

Acompanhados de outras autoridades e do presidente da APS, Anderson Pomini, Costa Filho assinou parceria entre APS e empresas do Porto para construção de dois novos berços públicos de granéis líquidos, participou do lançamento de obras de cais de um terminal privado, entregou viatura da Guarda Portuária e falou sobre o túnel Santos-Guarujá. “Uma obra esperada há mais de cem anos e que agora, no governo Lula, será implantada e beneficiará toda a região”, relembrou o ministro.

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou: “Esta visita é um momento histórico; a presença dos ministros Costa Filho e Márcio França, junto com Bruno Dantas e empresários do Porto de Santos, mostra a força da comunidade para tornar realidade essa obra”.

🔹 Investimentos e melhorias

A visita marcou o início da sondagem para derrocamento no estuário, visando o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros. O investimento é de cerca de R$ 17 milhões, permitindo ao Porto receber navios maiores e ampliar o período de entrada sem depender da maré alta.

🏗️ Berços na Alemoa

Durante a visita, foi assinado documento de parceria entre APS e empresas do Porto para implementar dois novos berços públicos de granéis líquidos na região da Alemoa. O investimento estimado é de R$ 400 milhões, com expectativa de ampliação da capacidade em 3 milhões de toneladas/ano.

Do cais da Marinha, Costa Filho seguiu de barco para o Guarujá, onde entregou 73 casas no conjunto habitacional Parque da Montanha, destinadas a famílias que moravam em condições precárias na margem esquerda do Porto de Santos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!