Nesta quarta-feira (26), foi inaugurado o Parque Eólico da empresa Honda Energy, no município de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. O empreendimento suprirá toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis, localizada no interior do estado de São Paulo, na cidade de Sumaré.
A iniciativa da Honda é inédita entre os fabricantes de automóveis instalados no Brasil, do ponto de vista de suprimento por uma usina movida a fonte renovável não convencional de energia e também pela adesão deste empreendimento eólico ao Programa de Certificação em Energia Renovável desenvolvido pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Abragel. Este programa foi lançado no final do ano de 2013 e já contempla cinco empreendimentos certificados entre parques eólicos, como o Honda, e PCHs.
Para o desenvolvimento deste parque eólico com 27MW de potência instalada a Honda investiu cerca de R$100 milhões e será capaz de atender às necessidades elétricas para produzir anualmente 120mil carros.
Como contribuição ambiental direta pelo uso da fonte eólica, a Honda, empresa tradicionalmente comprometida com questões socioambientais, contribuirá para a redução na emissão de 2,2mil toneladas de CO2 em cada ano de operação desta usina.
O primeiro parque eólico da empresa, que contou com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, tem nove turbinas, de 3MW cada, com capacidade instalada de 27MW. Isto representará a geração de 95.000 MW/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades com aproximadamente 35 mil pessoas. Com o projeto, a Honda deixará de emitir 2,2 mil toneladas do CO2 por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica de automóveis, que possui capacidade instalada para a produção anual de 120 mil carros.