Quarta, 05 Fevereiro 2025

Casais homossexuais que vivem sob o mesmo teto e pessoas que dividem despesas do domicílio sem vínculo de parentesco vão figurar, pela primeira vez, no Censo do IBGE. O instituto colocou em campo ontem 68 mil recenseadores para a realização dos Censos de Contagem da População e Agropecuário que, também de forma inédita, serão integralmente informatizados. O orçamento da pesquisa é de R$ 560 milhões.

O coordenador técnico do Censo, Marco Antonio Alexandre, explicou que as novas informações serão apuradas porque foram incluídos itens na clássica pergunta sobre o responsável pelo domicílio. O recenseador questionará qual a relação da pessoa com o responsável e, se for de cônjuge, terá no formulário a opção “de mesmo sexo” para assinalar, o que não ocorria antes. Assim também acontecerá com o item “convivente”, para designar a divisão de despesas sem parentesco.

Alexandre ressalta que a contagem da população em 2007 vai abranger apenas os municípios com até 170 mil habitantes. Ainda que sejam a maior parte do total de municípios (5.435 do total de 5.564), somam apenas pouco mais da metade da população. Ou seja, a pesquisa não dará uma dimensão nacional dos casais de mesmo sexo ou conviventes que dividem domicílio.

O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explicou que foi feita a opção pelos municípios de até 170 mil habitantes para a pesquisa populacional porque em 2010 será realizada a contagem de toda a população no censo completo, quando as novas perguntas serão incluídas.

Segundo Nunes, como em 2007 está ocorrendo o cadastramento de todos os municípios que serão investigados daqui a três anos, o instituto aproveitou para realizar a contagem da população nos municípios com esse limite de habitantes.

O resultado será fundamental para as definições do Fundo de Participação dos Municípios. A fatia de contribuição é fixa para populações acima de 150 mil habitantes, mas varia no caso de populações menores.

RESULTADO RÁPIDO

Nunes explicou que a informatização das pesquisas possibilitará que o resultado da contagem populacional, que terminará no dia 31 de julho, seja divulgado um mês depois. No caso do Censo Agropecuário, os primeiros resultados serão apresentados em outubro deste ano.

Para Nunes, o censo será o maior retrato do setor agrícola já produzido no Brasil. O objetivo é traçar um perfil detalhado de 5,7 milhões de estabelecimentos agrícolas, como destino final de embalagens de agrotóxicos e situação da agricultura orgânica.

Nunes disse não temer que o medo da violência nas cidades e no campo crie dificuldade de acesso dos recenseadores aos estabelecimentos agropecuários e domicílios. Ele alerta a população que os pesquisadores estarão vestidos com um colete do instituto, com a marca do IBGE nas costas e, em bolso na frente, um documento com foto e identidade do pesquisador. É possível checar a autenticidade do crachá pelo telefone 0800-721-8181.

Fonte: O Estado de S.Paulo - 17 ABR 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!