É o segundo embarque de minério que a empresa faz por Suape. “É uma operação importante, porque traz uma rentabilidade boa para o porto”, disse o diretor de gestão portuária de Suape, João Poggi Neto. A operação vai render cerca de R$ 300 mil ao Porto de Suape de taxas que serão cobradas sobre a movimentação do minério. O embarque será realizado durante quatro dias, com uma média de 800 toneladas sendo embarcada por hora.
Poggi afirmou também que a empresa já fechou mais quatro embarques do minério até o final deste ano. “Somente neste contrato vamos movimentar 330 mil toneladas de minério de ferro”, informou o superintendente de logística e porto da Mhag Mineração, Guilherme Pinheiro Júnior.
O minério vem de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. O produto sai de lá em caminhões e percorre 180 quilômetros até chegar em Juazeirinho, na Paraíba, onde é colocado nos trens da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que trazem o minério até Suape. De Juazeirinho para Suape, a distância é de 360 quilômetros.
No ano passado, a Mhag teve problemas para escoar a produção porque choveu muito e a passagem provisória que existia sobre o Rio Piranhas, em Jucurutu, foi arrastada pelas águas. “Este ano, não vamos ter este problema porque a ponte deste local foi concluída”, explicou Pinheiro. A Mhag emprega cerca de 100 pessoas na mina e cerca de 130 pessoas que fazem o transporte do minério.
HISTÓRICO - O primeiro embarque de minério de ferro feito por Suape ocorreu em janeiro do ano passado, quando foram movimentadas 75 mil toneladas do produto. Na época, a empresa divulgou que deveria embarcar 1,2 milhão de toneladas do produto para a China no primeiro ano e a mesma quantidade no ano seguinte.
No ano passado, a empresa rompeu o contrato com os chineses devido à dificuldade que teve para escoar o produto. No mesmo período, também houve diminuição da produção por causa do mesmo problema.
Fonte: Jornal do Commercio - 03 ABR 07