Quinta, 28 Março 2024
publicado originalmente no site do Ministério dos Transportes

A Embaixada do Reino Unido no Brasil e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) promoveram no dia 29 de abril o seminário Experiências Internacionais para o Desenvolvimento da Logística Integrada no Brasil. Realizado na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o seminário é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado em 2013 entre Brasil e Reino Unido para promover o intercâmbio de melhores práticas de planejamento integrado de transporte e modelos regulatórios.

Durante o evento, as empresas de consultoria KPMG e Steer Davies Gleave apresentaram resultados do projeto de cooperação entre os dois países. As informações levantadas contribuirão para a elaboração do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI) no Brasil. O trabalho consistiu em uma análise comparativa de experiências internacionais no planejamento integrado de transportes e na estruturação de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP). Foram avaliados quatro países: Reino Unido, Alemanha, Espanha e Canadá.

O seminário e a pesquisa foram financiados pelo Fundo Prosperity da Embaixada do Reino Unido e a campanha GREAT Britain, que apoiam o desenvolvimento do Brasil em áreas estratégicas da economia, como logística e infraestrutura. Foram convidados para o evento representantes do Ministério dos Transportes, do Ministério do Planejamento, do Ministério da Fazenda, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Secretaria Especial de Portos (SEP) e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Na abertura, o diretor-presidente da EPL, Paulo Sérgio Passos, agradeceu o trabalho das empresas consultoras e destacou a importância do intercâmbio de informações entre Brasil e Reino Unido. “A avaliação dos bons exemplos em aspectos relacionados ao planejamento de transportes e à gestão de infraestrutura certamente resultarão em recomendações relevantes para o setor”, disse Paulo Sérgio Passos.

Segundo Passos, a infraestrutura passou a ocupar a agenda dos grandes debates nacionais. “É bom que a sociedade brasileira tome consciência do tamanho do desafio que temos e da urgência de enfrentá-lo”, afirmou o presidente da EPL. Paulo Passos disse ainda que o Brasil vem trabalhando para melhorar a infraestrutura e, sob a liderança do Ministério dos Transportes, tem ampliado a capacidade do País de dialogar com o setor privado e atrair investimentos.

Para o embaixador britânico no Brasil, Alexander Ellis, o desenvolvimento da infraestrutura é um tema comum a todos os países e a troca de experiências valoriza o planejamento a médio e longo prazo. “Ninguém faz isso sozinho. Trabalhando-se em conjunto, é possível fazer muita coisa”, afirmou Ellis.

O presidente da Seção de Cargas da CNT, Flávio Benatti, defendeu o aumento da participação do setor privado nos investimentos em infraestrutura. Segundo Benatti, é preciso investir cerca de R$ 900 bilhões nos diversos modais de transporte, de acordo com dados da CNT. “Não se pode imaginar que o Estado seja capaz de fazer um investimento como esse sem a participação efetiva do setor privado”.

Desafios da Integração Logística
Participante do painel Desafios da Integração Logística no Brasil, o diretor de Gestão da EPL, Hélio Mauro França, falou sobre o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI). Segundo França, o PNLI está sendo elaborado pela EPL em articulação com órgãos da área de transportes e irá apresentar ações para o setor de infraestrutura nos próximos 20 anos. “É importante que esse plano seja discutido com a sociedade para depois ser institucionalizado em um projeto de Estado”, explicou o diretor.

Além da integração logística, também foram abordados no seminário o diálogo entre os setores público e privado e o financiamento para projetos de infraestrutura de transportes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!